• Edição 109
  • 29 de novembro de 2007

Cidade Universitária

Alimentação correta e cuidados com a saúde na Prefeitura Universitária

Priscila Biancovilli

O cuidado com a saúde dos funcionários tem sido uma preocupação constante da Prefeitura Universitária, desde o início de 2006.  Uma série de ações voltadas à conscientização, avaliação e promoção de hábitos saudáveis de vida desenvolvidas em conjunto com a Escola de Serviço Social (ESS) e Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Ione Bello, assistente social da Prefeitura, explica que “o trabalho esse ano esteve voltado para orientação nutricional, visando à prevenção de doenças crônicas como hipercolesterolemia, pressão alta, diabetes e obesidade. Houve palestras e apresentações em slides, além de debates enfocando os requisitos mínimos para o armazenamento de refeições e para o local de consumo; sua importância para o bom processo digestivo e para a saúde de um modo geral”. Além disso, Júlia Ferreira, professora do INJC, forneceu orientações acerca de saúde, de higiene e de bem-estar dos funcionários no local destinado às refeições.

O treinamento contou com aproximadamente 40 funcionários. “Para isso, fizemos uma gincana com os trabalhadores. Ao final da prática, eles descreveram o ambiente ideal para a realização de suas refeições e apontaram para a necessidade da criação de um local próprio. Encerramos com um lanche saudável de confraternização”, comenta Ione.

Este tipo de orientação ganhou sentido após uma avaliação nutricional realizada pelo INJC, junto aos funcionários da Prefeitura. Avaliou-se pressão arterial, peso, altura e o Índice de Massa Corporal, indicador do peso de alguém, se está normal, abaixo ou acima da média. Foi elaborado, também, um questionário para avaliação de hábitos alimentares, prática de atividade física, morbidades referidas, tabagismo e freqüência de consumo alimentar. “Os resultados dessa avaliação identificaram problemas como excesso de peso, obesidade, hipertensão arterial e preocupações quanto aos hábitos alimentares dos nossos funcionários. E, baseados nesses produtos, pensamos numa prática interventiva que orientasse quanto às escolhas de refeições mais equilibradas e quanto ao esclarecimento das principais dúvidas alimentares”, esclarece Ione.