• Edição 108
  • 22 de novembro de 2007

Cidade Universitária

Horto ajuda na reinauguração de Centro de Referência de Mulheres

Seiji Nomura

Nessa segunda-feira, dia 26 de novembro, o setor do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas de Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ promove a reinauguração do Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (responsável por tratar de mulheres que sofrem violência), aproveitando o ensejo do Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

Devido a pedidos do Nepp-DH, o Horto da Prefeitura Universitária se mobilizou para tratar do jardim do centro. “Foram utilizadas entre 1.000 e 1.500 plantas para compor esse projeto”, afirma Danielle Inocêncio, paisagista do Horto e responsável pelo projeto.

De acordo com ela, basicamente três tipos de planta foram escolhidos (Grama amendoim, Azulzinha e Érica, na nomenclatura vulgar). “Elas são muito resistentes ao sol e só precisam de luz e irrigação para sobreviverem”, explica. Em sua visão, o projeto não passou por grandes dificuldades porque já existiam algumas plantas de grande porte no local e não houve grandes restrições orçamentárias.

– Essas mulheres são muito sofridas, não custa nada ter ali algo que embeleze o ambiente, o torne mais amigável. Além de tudo, valoriza a própria área da Maré – diz a paisagista.

O evento que reabre o Centro começa às 9h, vai até às 15h30 e conta com exibições de arte e de projetos da universidade na área.