• Edição 107
  • 14 de novembro de 2007

Agenda

Diabetes e obesidade: voluntários para pesquisa

Até o início de dezembro, o Serviço de Nutrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) seleciona voluntários para participar de uma pesquisa clínica que tem como objetivo reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e ajudar os participantes a perderem peso.

A pesquisa, coordenada pela professora Lenita Zajdenverg, do Serviço de Nutrologia do HUCFF, tem abrangência internacional e conta com a participação de instituições dos Estados Unidos e da Europa. O estudo teve início em setembro e tem previsão para terminar em dezembro de 2008.

Para participar, é preciso não ter diagnóstico de diabetes, glicemia de jejum entre 100 e 125mg/dl e obesidade abdominal, não estar grávida ou que pretenda engravidar no período de um ano. Não podem participar pessoas em tratamento para obesidade, com suspeita de doença psiquiátrica ou histórico de uso abusivo de álcool.
Os interessados devem entrar em contato com Fátima, através do telefone 2562-2730, diariamente, pela manhã.


15 de novembro

Encontro discute doenças respiratórias

De 15 a 18 de novembro acontece o 12º Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia, o qual apresenta nova proposta de ação global a fim de melhorar diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças respiratórias crônicas. O encontro conta com representantes de diversas instituições bastante ativas, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O evento ocorre das 8h às 18h, no Centro Fecomércio de Eventos, na rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, em  São Paulo. Informações pelo telefone (11) 5080-3725.


18 de novembro

Campanha alerta sobre linfoma

Termina nesse domingo, dia 18, a campanha informativa da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e do laboratório Roche intitulada “Linfoma é câncer, entenda agora”, que alerta a população de todas as classes sociais sobre a importância do conhecimento do linfoma. Mais comum que a leucemia, os linfomas, principalmente o não-Hodgkin, já são o terceiro tipo de câncer que mais cresce no mundo, depois do de pele e de pulmão.

Estandes foram montados no terminal rodoviário Novo Rio, no Rio de Janeiro, e em mais cinco capitais brasileiras para distribuir gratuitamente folhetos com informações importantes sobre a doença. Apenas 12% dos brasileiros sabem o que são os linfomas, doença que causou, segundo os últimos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca ), em 2004, mais de três mil mortes no país; uma média de 8,5 mortes por dia devidas à doença.

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população a respeito d o linfoma, a iniciativa é fruto da parceria firmada entre a Abrale e o Roche e será realizada simultaneamente em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Brasília, Recife e Salvador. A campanha tem duração de oito dias, de 11 a 18 de novembro, e conta com estandes nos terminais rodoviários, funcionando em horário comercial, das 8 às 18h.

 

Olimpíada saudável e ecológica

Até o dia 18 de novembro, estão abertas as inscrições para a 4ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A competição, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), é voltada para alunos do 6º ao 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio, tanto de escolas públicas, quanto de instituições privadas.

O objetivo do evento é estimular a educação de jovens no sentido de construírem conhecimentos e de refletirem, de modo crítico, sobre as questões e problemas referentes à saúde e ao meio ambiente no Brasil.

Mais informações no site http://www.fiocruz.br ou pelo telefone: (21) 2560-8259.


21 de novembro

Pós-graduação em Geologia Médica

O Programa de Pós-graduação em Geologia, oferece no período de 21 a 27 de novembro de 2007, o curso de Geologia Médica, extensivo a alunos inscritos em programas de pós-graduação. A nova disciplina engloba a avaliação dos efeitos de fatores ambientais na saúde de homens  e de animais: é uma ferramenta necessariamente multidisciplinar, com forte participação das Ciências Geológicas e das Ciências Médicas.

No campo das Ciências Geológicas, é grande a participação da Geoquímica, cujo papel aumenta proporcionalmente às intervenções do homem no meio ambiente. Do ponto de vista da saúde, a geoquímica se caracteriza como Geoquímica Médica e cria uma nova figura profissional, o geoquímico médico, cuja tarefa é, fundamentalmente, estudar a composição química das rochas, do solo, das águas, dos sedimentos fluviais e da vegetação, sempre atento à incidência de doenças relacionadas às áreas estudadas e interagente eficientemente com o médico e particularmente com o epidemiologista.

As inscrições podem ser feitas no departamento de Geologia UFRJ – Ilha da Cidade Universitária, no Fundão – Secretaria de Pós-graduação (Cristina Barreto), telefone (21) 2598-9463 e e-mail ppgl@geologia.ufrj.br.

 

Curso de suporte básico à vida

Com intuito de capacitar os profissionais da saúde a prestar assistência rápida e adequada em casos de eventos cardiovasculares, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza, em 21 e 22 de novembro de 2007, o BLS – Curso de s uporte básico à vida.

Destinado a fisioterapeutas, bombeiros, educadores físicos, enfermeiros e agentes da saúde, o curso é baseado nas novas diretrizes da American Heart Association e c onta com material didático atualizado e traduzido. Ao término do curso, haverá aplicação de testes teóricos e de habilidades. Após aprovação, os profissionais recebem certificação da entidade norte-americana. Mais informações em (11) 3179-0044 ou www.socesp.org.br.


22 de novembro

UFRJ encerra Jornada Científica

A Coordenação Geral da Jornada 2007 convida a comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incluindo alunos e professores, para a cerimônia de encerramento da XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Cientifica, Artística e Cultural na Universidade.

A solenidade ocorre no dia 22 de novembro, às 14h, no auditório do Centro de Tecnologia (bloco A), localizado na Ilha da Cidade Universitária (Fundão). Durante o evento, será feita a entrega de certificados aos estudantes cujos trabalhos apresentados durante a Jornada foram premiados, além das Menções Honrosas. Haverá, também, duas apresentações de dança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).

 

I Fórum Internacional de Câncer de Reto

De 22 a 24 de novembro ocorre o I Fórum Internacional de Câncer do Reto (Ficare). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Prevenção do Câncer do Intestino em parceria com várias entidades de especialidades médicas e hospitais, conta com a participação de especialistas renomados de todo o mundo para discutir métodos preventivos e novas formas de tratamento para a doença.

O encontro acontece no Complexo Hoteleiro Caesar Park Faria Lima, na r ua das Olimpíadas, 205, em São Paulo . Maiores informações no site www.ficare.com.br.


26 de novembro

VI Encontro de Pacientes do HUCFF

Nos dias 26 e 27 de novembro, acontece o VI Encontro de pacientes do HUCFF, organizado pela Comissão de Direitos dos Pacientes (CDP). Na ocasião, serão divulgados os resultados da pesquisa "A qualidade em saúde: levantamento das condições físicas das enfermarias, uma experiência no HUCFF/UFRJ", realizada pela equipe da CDP. Outro destaque será a palestra apresentada pela professora Ana Borralho, diretora da Divisão Médica (DMD), sobre o tema "Os d esafios da formação m édica e da s ua p rática cotidiana". Mais informações pelo telefone 2562-2188 (CDP).

 

Estratégias de ecologia molecular

O Programa de Biotecnolgia Vegetal, do Instituto de Biologia da UFRJ, realiza o curso Estratégias de Ecologia Molecular para o desenvolvimento de agentes microbianos de controle biológico, de 26 a 30 de novembro. O curso é coordenado pela professora Leda Mendonça Hagler.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro, na secretaria do Programa de Biotecnologia Vegetal, que fica no 2º andar do bloco K, no CCS.

 


29 de novembro

Movimento negro

 

O I Seminário Nacional de Entidades do Movimento Negro: Alianças para o enfrentamento da epidemia HIV/Aids ocorre nos dias 29 e 30 de novembro, realizado pelo Laboratório de Estudos em Política, Planejamento e Assistência em HIV/Aids (LEPPA), do Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa- UFRJ).

O evento acontece no Rio’s Presidente Hotel, que fica na rua Pedro I, no Centro. Inscrições e informações: Centro de Estudos do Hesfa, telefones: 3184-4407 ou 3184-4444.