• Edição 106
  • 08 de novembro de 2007

Saúde e Prevenção

Os riscos da trombose

Seiji Nomura

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença causadora de coagulação dos vasos sangüíneos, mais comum nos membros inferiores. Ela se caracteriza por inchaço e dores nos membros afetados e pode levar à morte por embolia pulmonar se não for devidamente tratada. É muito importante o diagnóstico acontecer em um prazo curto. “Nos primeiros sete a dez dias há uma maior possibilidade do desprendimento do coágulo, que pode, na corrente sanguínea, chegar aos pulmões e provocar a embolia”, declara Luciana Farjoun, médica de cirurgia vascular do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

— Em grande parte dos casos, a TVP é sub-diagnosticada. A doença nem sempre apresenta uma sintomatologia tão clara e por isso muitas vezes o paciente desenvolve uma embolia pulmonar por não saber da trombose — afirma Luciana.

A doença é muito comum em passageiros de avião, sobretudo na classe econômica; curiosamente, durante algum tempo ela foi chamada de síndrome da classe econômica. De acordo com a doutora, isso ocorre porque nas viagens mais longas não há muito espaço para locomoção e a estase sangüínea favorece a coagulação. “É recomendável caminhar sempre que possível para que o sangue não fique represado” aconselha.

Outro grupo comumente atingido por essa doença é o de pacientes hospitalares, especialmente os que acabaram de passar por cirurgias ginecológicas ou ortopédicas. A médica afirmou, é necessário que façam atividades físicas, mesmo leves caminhadas, assim que possível e, em casos mais graves, é necessário o uso de medicamentos de anti-coagulação profilática, como a aplicação de doses de heparina de baixo peso.

Já para pacientes fora desses dois grupos, entre as formas recomendadas pela especialista para evitar que a doença se instale ou se agrave, está o uso de meias elásticas, de soníferos e a prática de exercícios regularmente, principalmente a caminhada.

— O tratamento da TVP passa principalmente por duas coisas: uma é evitar que o sangue se acumule nas pernas. Usamos válvulas para promover a recanalização; a veia que passa pela trombose continuará sempre doente, por isso deve-se ter esse cuidado –, frisou Farjoun, lembrando que quem é afetado uma vez pela doença tem um grande risco de desenvolvê-la novamente. O outro tratamento é o uso de anti-coagulantes para dissolver o coágulo e evitar a embolia pulmonar.