• Edição 106
  • 08 de novembro de 2007

Teses

Dissertação estuda degradação de herbicida

Geralda Alves

O mestrando João Lídio da Silva Gonçalves Vianez Júnior defende, dia 12 de novembro, às 14 horas, a dissertação “Aplicação da Bioinformática no desenho de iniciadores para PCR. Estudo de caso: via TFD de degradação do herbicida 2,4-D”. A defesa acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco K, no auditório Hélio Fraga, na Ilha da Cidade Univesitária, no Fundão.

Sob orientação do professor dr. Andrew Macrae, o projeto trata da reação de polimerase em cadeia (PCR) que permite a amplificação (criação de múltiplas cópias) de um pedaço de DNA alvo. A PCR pode ser utilizada no diagnóstico de doenças infecciosas e hereditárias, na medicina forense e na detecção de genes de interesse biotecnológico.

Para amplificar uma determinada região ou gene, são necessários dois iniciadores (pequenos fragmentos de DNA) complementares às seqüências que flanqueiam a região alvo. Os bancos de dados públicos de seqüências nucleotídicas e de aminoácidos crescem enormemente a cada ano, é desejável utilizar o conhecimento contido nestes bancos de dados ao processo de desenho de iniciadores para PCR.

O trabalho teve como objetivo desenvolver e testar uma metodologia que identificasse no DNA regiões adequadas para serem utilizadas na fabricação de iniciadores para PCR. A metodologia foi testada em genes envolvidos com a degradação do herbicida 2,4-D.

No Brasil o 2,4-D é o segundo herbicida mais utilizado, é aplicado no controle do crescimento de ervas daninhas em culturas de trigo, arroz e cana de açúcar. O 2,4-D é um composto organoclorado e, como tal, apresenta certa toxicidade ao ser humano. Sua eliminação do ambiente é desejável, e uma das formas pelas quais o 2,4-D se desfaz no ambiente acontece em sua degradação por microrganismos presentes no solo. A metodologia desenvolvida possibilitou encontrar no ambiente, microrganismos capazes de biodegradar o 2,4-D.