• Edição 105
  • 01 de novembro de 2007

Agenda

5 de novembro – Faculdade de Medicina festeja

 

O reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira, o decano do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, professor Almir Fraga Valladares, e o diretor da Faculdade de Medicina, professor Antônio José Ledo Alves da Cunha, realizam Sessão Solene da Congregação Comemorativa dos 199º aniversário da Criação da Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia – atual Faculdade de Medicina da UFRJ.

A comemoração será no próximo dia 5 de novembro (segunda-feira), às 10h30, no auditório Rodolpho Paulo Rocco – edifício do CCS, subsolo do bloco K, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão. Saiba mais em www.medicina.ufrj.br ou pelo email imprensa@medicina.ufrj.br.

 


5 de novembro – I Semana Cultural da Medicina

 

 

No período de 5 a 9 de novembro acontece a I Semana Cultural da Faculdade Nacional de Medicina, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O evento organizado pelo Centro Acadêmico Carlos Chagas (CACC) em parceria com o CAFono conta com o apoio da FNM e patrocínio do Banco do Brasil. As atividades incluem uma extensa programação com exposição de trabalhos culturais e artísticos de teatro, música, dança, literatura, desenho, pintura, escultura e cinema.

Foram convidados a participar os grupos "Rio Maracatu", o conjunto de chorinho “Ninho de Cordas”, entre outras atrações.

 

 

 


5 de novembro – Mestrado em Saúde

 

O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece o Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde para o primeiro semestre de 2008.

Os interessados devem se inscrever no período de 5 a 12 de novembro, na Secretaria de Pós-graduação do NUTES, no prédio do CCS (Centro de Ciências da Saúde) – bloco A, sala 32, situado na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão, das 10h às 17h. Mais informações no edital do concurso www.nutes.ufrj.br.

 

 


Até 7 de novembro – Pós em Ecologia 2008

As inscrições para a seleção de candidatos para a turma de 2008 nos cursos de mestrado e doutorado em Ecologia estão abertas até 7 de novembro. O programa oferece 12 vagas para mestrado e 9 para doutorado.

As inscrições serão feitas na Secretaria do PPGE-UFRJ, na Ilha do Fundão, prédio do CCS, Bloco A, sala A1-008, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h. Mais informações pelo telefone 2562-6320.

 


7 de novembro – Filme médico-científico no Rio

O Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, promove entre os dias 7 e 9 de novembro, no hotel Pestana Copacabana – Rio de Janeiro, o Videomed Brasil 2007. A mostra internacional de vídeo e cinema médico-científico é realizada desde 1985, na Espanha e em países da América Latina, com filmes de todo o mundo e acontece pela primeira vez no Brasil, em paralelo com o 3º Congresso Brasileiro de Telemedicina.

A mostra exibe cerca de 30 vídeos premiados nas edições dos Videomed Espanha (Badajoz), Cuba (Havana), Argentina (Córdoba e Tucumán), Chile (Santiago) e Equador (Quito). Um dos destaques é o vídeo francês Do beijo ao bebê (90 min.), que ilustra a reação hormonal durante o flerte entre homens e mulheres. A programação conta com debates sobre o uso do vídeo científico como ferramenta pedagógica, sua produção e distribuição. A entrada é franca.

Mais informações em: http://www.canalsaude.fiocruz.br/VDmed.php e nos telefone: (21) 2560-6818, ramais 116 e 117 (Superintendência), ramal 118 (Assessoria de imprensa).


Até 18 de novembro – Jogos de saúde e meio ambiente

As inscrições para a 4ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente vãoaté o dia 18 de novembro. A competição, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), é voltada para alunos do 6º ao 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio, tanto de escolas públicas, quanto de instituições privadas.

O objetivo do evento é estimular a educação de jovens no sentido de construírem conhecimentos e de refletirem, de modo crítico, sobre as questões e problemas referentes à saúde e ao meio ambiente no Brasil. Mais informações no site www.fiocruz.br ou pelo telefone: (21) 2560-8259.


19 de novembro – Pós em Endocrinologia

Encontram-se abertas inscrições para seleção ao Programa de Pós-graduação em Medicina da UFRJ, na área de concentração Endocrinologia, para o ano de 2008, no período de 19 a 23 de novembro de 2007.

O horário para as inscrições é das 10h às 15h, na Secretaria de Pós-graduação, localizada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Serão oferecidas 15 vagas para o mestrado. O doutorado obedece ao sistema de fluxo contínuo, o candidato pode entrar em contato durante todo o ano letivo. O edital está disponível no link: http://www.medicina.ufrj.br/editais.php?id_edital=34.