• Edição 103
  • 18 de outubro de 2007

Notícias da Semana

O papel do farmacêutico na sociedade

Seiji Nomura

A Semana de Farmácia, esse ano em sua 25ª edição, acontece em vários lugares do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ.  A abertura, realizada dia 15 de outubro, no auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão teve o tema Eu farmacêutico: saúde, ciência e sociedade. O evento dura até o dia 18 de outubro.

A mesa de abertura da XXV Semana de Farmácia contou com a presença de Carlos Rangel Rodriguez, diretor da Faculdade de Farmácia da UFRJ; Marcelo de Pádua, coordenador da Faculdade de Farmácia da UFRJ; Carlos Santarém, presidente do Conselho Regional de Farmácia; além de ter Márcia dos Angeles, uma das organizadoras do evento e estudante do 8ºperíodo de Farmácia da UFRJ, como mediadora.

Carlos Santarém fala que o farmacêutico não tem só “responsabilidade enquanto profissional da saúde”. Utiliza o seu próprio exemplo para mostrar o grande potencial político a ser assumido. “Na minha turma nasceu a maior greve universitária do regime militar, quando todos os estudantes da faculdade de Farmácia do país se mobilizaram contra uma questão de grande interesse para a profissão.”

O Santarém cede lugar a Marcelo de Pádua, e este reafirma o papel na política e na saúde do farmacêutico. “As pessoas que estão aqui realmente escolheram fazer Farmácia. Então, vocês não estão aqui para sofrer, mas para aproveitar.”

Já o professor Carlos Rangel defende políticas de discussão, que possibilitem ao estudante explorar como será sua profissão no futuro. “Nós vivemos um momento de democratização, diferentemente do que Santarém viveu. Então, vocês devem aproveitar e o momento de aproveitar é esse; depois que vocês ingressam no mercado de trabalho não há como experimentar todos os riscos e possibilidades da profissão farmacêutica.”

Márcia dos Angeles, então, abre o evento justificando a escolha do tema Eu farmacêutico: saúde, ciência e sociedade: “A idéia foi a visão de que a gente possa refletir como a farmácia se insere nessas três esferas. Como nós nos inserimos nelas, qual é o nosso papel? A gente deve ter consciência e ética, a favor, com o propósito de trazer a saúde. Todos os farmacêuticos querem o bem estar, a cura de alguém.”

A XXV Semana de Farmácia oferece diversos cursos e palestras na área farmacológica no decorrer da semana, são “Química forense” e “Ética na profissão farmacêutica”.