• Edição 100
  • 28 de setembro de 2007

Argumento

Erros, acertos e impacto do Olhar Vital


Priscila Biancovilli

Chegamos à centésima edição. Além das devidas comemorações, este é também o momento de olharmos para trás, pensando nos erros e acertos desta trajetória e tentando construir um futuro de ainda mais êxitos. Esta reflexão é construída não apenas pela nossa equipe, mas também por leitores que enxergam a importância do boletim como difusor do conhecimento acadêmico e colaboram para seu sucesso. Alguns professores e coordenadores apontam, abaixo, sugestões e críticas ao Olhar Vital.

Qual a sua opinião sobre o boletim Olhar Vital e o que pode ser melhorado?

Professor Jorge Fernando Teixeira Soares
Coordenador de integração acadêmica de graduação do CCS

Eu acompanho o boletim via internet, sempre recebo a newsletter semanal por e-mail. O conteúdo do Olhar é sempre muito bom, de grande qualidade. Não tenho nenhuma restrição a isso, percebo uma série de materiais que são de grande importância para a divulgação das pesquisas acadêmicas e o reconhecimento público de nossos alunos e professores.

O que pode melhorar, no meu departamento, por exemplo, tenho certas dificuldades em abri-lo. Além disso, não vejo uma divulgação muito grande do boletim. Apesar de seu conteúdo de qualidade, não vejo o corpo discente acompanhando o boletim. Creio que o Olhar Vital possa desenvolver outras formas de divulgação, não só na web, mas também de forma impressa. Talvez seja interessante encaminhá-lo para os Centros Acadêmicos em forma de papel. Essa divulgação por meios eletrônicos é interessante, mas vocês precisam fazer um grande cadastro de e-mails de alunos, para que isso seja mais divulgado.

Por favor, continuem com este trabalho de extrema importância. Desejo boa sorte, sucesso e vida longa ao Olhar Vital. Podem contar com a nossa ajuda como alimentadores do website.

 

Professor Roberto José Leal
Superintendente do Centro de Ciências da Saúde

O Vital é um veículo de informação importante do CCS, fundamental para apresentar eventos e matérias referentes a pesquisas desenvolvidas aqui no Centro. Talvez as pessoas não tenham clareza do que representa o boletim enquanto veículo oficial da UFRJ. Neste sentido, muitos trabalhos importantes deixam de ser divulgados à comunidade interna e externa, tanto daqui quanto de toda a universidade.

Nesta edição 100, acredito que o Olhar Vital possa trazer um panorama de tudo que ele pode proporcionar de informação, sob forma de um balanço. Hoje temos, na UFRJ, trabalhos de grande impacto para a sociedade. Acredito que esta potencialidade de pesquisas com impacto social possa ser melhor explorada.

Existe, por exemplo, o Disque-Gestante, um projeto de educação e saúde que trabalha na prevenção e tratamento de má-formação congênita de bebês. Talvez, hoje, o Vital ainda tenha as pernas curtas para atender à enorme demanda de pesquisas neste sentido, mas creio que este esforço deva ser aumentado.

 

Professor Antônio Jorge Ribeiro da Silva
Coordenador de Integração Acadêmica de Pós-graduação

O CCS tem uma enorme amplitude de disciplinas e áreas, desde as mais típicas das ciências da saúde até a pesquisa básica, passando por aqueles que não estejam ligados diretamente à saúde. É difícil abranger isso tudo. Gosto da proposta do boletim de publicar as opiniões dos professores, de forma direta. A editoria Faces e Interfaces é muito interessante. Além disso, a abordagem dos assuntos é bem light, não é aprofundada. Então, dá para atingir um público maior.

O que poderia mudar é o formato do boletim. Acho que as chamadas poderiam ser todas na primeira página. Talvez fosse interessante citar mais fontes de referência das notícias, para facilitar a vida das pessoas que buscam informações mais aprofundadas. Além disso, seria bom convidar acadêmicos para escrever no Vital, comentando sobre artigos que tenham saído em revistas de divulgação científica. Esta é uma maneira mais eficaz de criar uma ligação entre pesquisa e graduação. Ou seja, uma pequena parcela do boletim poderia ser de divulgação científica, contando com a participação de externos.

 

Paulo Rosado
Estudante do 6º. período da Faculdade de Medicina e coordenador de projetos sociais do Centro Acadêmico

Eu acho que o Olhar Vital é ótimo, muito interessante. É uma pena que poucas pessoas conheçam o boletim e sua proposta. O trabalho é excelente, mas pouco divulgado. O Vital sempre apoiou as campanhas do CA, como por exemplo a de doação de sangue e de alimentos, no Natal. Minha única sugestão é ampliar o raio de divulgação do boletim, para que mais alunos e funcionários tenham acesso.