• Edição 099
  • 20 de setembro de 2007

Teses

“Caracterização de Novos Inibidores da Na+,K+-ATPase”


A doutoranda Elisa Suzana Carneiro Poças defende, dia 28 de setembro, às 14h, no Auditório do departamento de Farmacologia Básica e Clínica/ICB a tese “Caracterização de Novos Inibidores da Na+,K+-ATPase”. O Auditório fica no bloco J do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Em 2001  sob orientação do professor François Germain Noël, a inibição da Na+,K+-ATPase pela wedelolactona (substância de ação hepatoprotetora, regeneradora da célula hepática), um cumestano natural e por alguns derivados sintéticos foi descrita pela primeira vez.

Estudos posteriores com o cumestano sintético PCALC36 demonstraram que esta nova classe de inibidores da Na+,K+-ATPase apresenta um mecanismo distinto dos inibidores clássicos, como a ouabaína. Neste trabalho, aprofundou-se o estudo do mecanismo de ação destes inibidores e de sua relação estrutura/atividade (REA), objetivando uma discriminação entre a inibição da Na+,K+-ATPase e a ligação ao sítio benzodiazepínico.

Ensaios de ligação da [3H]-ouabaína e bioquímicos demonstraram que o PCALC36 inibe irreversivelmente a atividade enzimática, com diminuição significativa do conteúdo de grupos SH livres. Além disso, os efeitos do PCALC36 são evitados, mas não revertidos, por antioxidantes como o ditiotreitol.

O estudo de REA revelou que o grupamento catecol no anel D é importante para a inibição da Na+,K+-ATPase e que a discriminação entre os dois alvos moleculares estudados é possível. Ensaios de ligação em isoformas humanas da Na+,K+-ATPase expressas em Saccharomyces cerevisiae revelaram que, ao contrário da ouabaína, o PCALC36 apresenta menor afinidade pelas isoformas humanas da Na+,K+-ATPase do que pelas de rato.

A análise da associação ouabaína/8-metoxi-cumestrol demonstrou haver sinergismo entre estas substâncias, confirmando a hipótese de um mecanismo de inibição distinto dos glicosídeos cardioativos para estes inibidores. O conjunto de resultados sugere que o PCALC36 se liga a uma conformação da Na+,K+-ATPase distinta de E2P, oxidando os grupos SH da enzima consequentemente inibindo as transições conformacionais necessárias para a atividade enzimática.