• Edição 098
  • 13 de setembro de 2007

Agenda

IV Curso de Treinamento em Pesquisa Clínica

A Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realiza o IV Curso de Treinamento em Pesquisa Clínica. O treinamento visa introduzir conhecimentos gerais e específicos sobre pesquisa clínica, para profissionais trabalhadores em hospitais de ensino, a fim de informá-los sobre a implementação de ações, neste novo campo profissional.

O curso tem carga de 28 horas e as aulas acontecem toda segunda-feira das 8h às 12h, a partir do dia 8 de outubro. O término do treinamento está previsto para 19 de novembro, com entrega de certificado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas sala 8E06 do HU com a enfermeira Doris das 8h às 13h ou pelo telefone 2562-2736, até terminarem as 40 vagas.


Inscrições para o VII Congresso Paulista de Clínica Médica

Já estão abertas as inscrições para o VII Congresso Paulista de Clínica Médica, realizado pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP). O evento acontece nos dias 28 e 29 de março de 2008, na Fecomércio Eventos (rua Plínio de Barreto, 285), em São Paulo (SP), presidido pelo doutor Abrão José Cury Jr. e coordenado cientificamente pelo doutor José Eduardo Martinelli.

Entre os principais temas estão AIDS, Insuficiência Cardíaca, Doenças da Tireóide, Dores Articulares e Extra-articulares, Doenças Infecciosas, Alterações Hematológicas, Diabetes, Oncologia, Doença Coronariana, Neurologia, Obesidade, Síndrome Metabólica, Rastreamento e Promoção da Saúde, Emergência Cardíaca, Doença Renal Crônica, Geriatria, Osteoporose, Nefrologia, Hepatite, Tromboembolismo Pulmonar, Fibrilação Atrial e Anticoagulação, Reabilitação Cardiopulmonar, Hipertensão Arterial, Gastroenterologia, Doenças Dermatológicas e Ensino Médico.

É permitida também a inscrição de temas livres para o Congresso, os trabalhos a serem selecionados devem ser enviados por e-mail para cientifico@malulosso.com.br até 30 de novembro de 2007.

Há descontos para inscrições até 30 de outubro de 2007.

Informações e inscrições no site www.clinicamedicaonline.com.br


15 de setembro – Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) realiza o evento que faz parte de uma campanha mundial, pelo quarto ano consecutivo. A data será marcada por uma série de eventos recreativos e educacionais. No Brasil, o evento acontecerá em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Nas seis cidades brasileiras em que se realiza o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, a população participará, gratuitamente, de brincadeiras e atividades especialmente preparadas para parques  áreas abertas. A ABRALE também disponibilizará, nesses locais, médicos especialistas para orientação dos interessados sobre a doença e os sintomas. A equipe da academia Bio Ritmo, em São Paulo, e de outras academias nas demais cidades, promoverão atividades físicas em horários pré-determinados. Artistas plásticos e personalidades estarão presentes neste dia.
Informações no site www.abrale.org.br ou pelo telefone 0800 773 99 73.


15 de setembro - XIX Simpósio de Radiologia

O Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realiza o XIX Simpósio de Radiologia. O tema dessa edição é “Investigação por imagem de emergência abdominal”. Além das palestras dos especialistas, está programada uma homenagem à Alice Moll, professora aposentada do Departamento de Radiologia da UFRJ.

O simpósio, voltado para médicos, estudantes e técnicos, ocorre no dia 15 de setembro, a partir das 8h15, no auditório Alice Rosa, no 12° andar do HUCFF. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Serviço de Radiodiagnóstico, com a sra. Enith ou com a sra. Nésia. Mais informações no telefone 2562-2568.


17 de setembro – Debate sobre a expansão da UFRJ no CCS

O Plano de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE) é a pauta do debate e reúne professores, estudantes e funcionários da Universidade. A reunião faz parte de um ciclo que aborda o assunto em todos os centros da UFRJ.

A sessão conta com a presença do reitor, professor Aloísio Teixeira e acontece no auditório Hélio Fraga, no dia 17 de setembro, às 14h.

 

 

 

 


22 de setembro - Encontro da APM

A Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com seu Departamento de Neurologia, a Reunião para Pacientes de Narcolepsia. O encontro visa orientar sobre as dificuldades do portador em sua rotina, especialmente pela falta de compreensão no ambiente social.

O evento é aberto e gratuito ao público leigo, portadores e familiares e acontece no dia 22 de setembro, no Auditório da APM, na av. Brigadeiro Luis Antônio, 278, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas no próprio local. Mais informações no telefone: (11) 3188-4252.

 

 


10 de outubro - Saúde, educação e cidadania em encontro na UFRJ

A Coordenação de Extensão da Decania do Centro de Ciências da Saúde organiza o Encontro “Saúde e educação para a cidadania”. Voltado para profissionais de educação, meio ambiente e saúde, além de Secretarias Municipais e organizações não-governamentais.

O encontro acontece dia 10 de outubro, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão, no subsolo do bloco K do CCS. Mais informações e inscrições no telefone 2562-6704, no fax 2270-1749 ou pelo site www.ccsdecania.ufrj.br/extensao.