• Edição 097
  • 10 de setembro de 2007

Por uma boa causa

Um problema de ferro

Flávia Fontinhas

Ao longo dos anos, do progresso e da industrialização, vêm surgindo inúmeras patologias intimamente relacionadas à vida moderna. Com tantos compromissos e ocupações as pessoas deixam, muitas vezes, de se preocupar com o mais importante: sua saúde e sua alimentação.

“O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular e sua função é a manutenção da vida do organismo.” Baseando-se nisso, a editoria Por uma boa causa do mês de setembro tratará das principais doenças hematológicas, em um alerta sobre o diagnóstico e o tratamento adequado a cada uma delas. Para abrir a série, a anemia, provavelmente a anomalia mais freqüente relacionada ao sangue.

A anemia se caracteriza como uma redução na quantidade de hemoglobinas dentro das hemácias ou eritrócitos, e pela redução na quantidade de hemácias no sangue. O resultado é a redução da capacidade do sangue de transportar oxigênio aos tecidos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 30% da população é anêmica, a prevalência entre crianças menores de 2 anos chega a quase 50%.

— O sintoma mais importante de anemia é um cansaço, capaz de vir também acompanhado de falta de ar. Além disso, o paciente pode apresentar taquicardia e palpitações, em casos mais graves. E certa palidez na pele e nas mucosas, lábios e olhos, o que as pessoas mais notam. — explica o dr. Rodrigo Portugal, professor da Faculdade de Medicina e especialista em hematologia.

Dentre os fatores ocasionadores da anemia a carência de ferro é a mais importante, chega a corresponder a 90% dos casos; isso porque o ferro é um dos principais constituintes das hemoglobinas. Mas embora a mais importante, não é a única. “Existe, por exemplo, a deficiência de outras vitaminas, como a B12; anemias estão relacionadas a doenças neoplásicas, tumores hematológicos; e ainda anemias relacionadas a doenças renais, do fígado, ou da tireóide”, esclarece o doutor.

É possível verificar anemia em uma pessoa medindo a quantidade de hemoglobinas no sangue, através de um hemograma. Então, há as anemias leves, nas quais a pessoa tem um nível ainda razoável de hemoglobinas, por exemplo acima de 10g/dL; e as anemias mais graves, com nível de hemoglobinas abaixo de 7g/dL, nas quais o paciente depende de uma transfusão sangüínea.

Como o tipo de anemia mais comum é a ferropriva, o tratamento mais comumente prescrito é a reposição de ferro. A alimentação, então, privilegia o sulfato ferroso e outros sais de ferro, presentes em alimentos como a carne vermelha, feijão, peixe e salada verde. O tempo de tratamento é determinado pelo médico, mas nunca deve ser inferior a 90-120 dias, pois esse é o tempo necessário para a completa substituição das hemácias circulantes no organismo.

— As crianças em idade de crescimento têm uma necessidade maior de ferro, elas têm mais freqüentemente anemia ferropriva nessa idade. Além disso, as mulheres também têm maior tendência a ter esse tipo de anemia, devido à perda de sangue na menstruação. Isso faz, por análise, uma anemia em relação à deficiência de ferro nos homens ser mais preocupante, uma vez que eles não têm essa causa menstrual, o que em geral é um problema simples de resolver. — diz Rodrigo.

É preciso atenção também em relação aos idosos. Pessoas com mais de 60 anos têm uma chance maior de ter outras doenças não relacionadas diretamente à anemia, como as respiratórias e cardíacas, entre outras. Quando a anemia começa a se instalar, ela agrava aquela doença que já existia antes.

— As anemias nos idosos levam à internação e à necessidade de transfusão, com muito mais freqüência que em um paciente jovem. Em geral, a anemia na 3ª idade costuma se manifestar com maior gravidade, devido às condições do paciente antes de ter a anemia. Assim, a queda nos valores de hemoglobinas é muito mais sintomática. — explica o professor.

A melhor forma de prevenir a anemia é, sem dúvida, uma alimentação bem variada, rica em alimentos que possuem ferro, seja naturalmente ou seja os enriquecidos e fortificados com o nutriente.