• Edição 095
  • 23 de agosto de 2007

Agenda

26 de Agosto – Caminhada de Prevenção à Osteoporose

No próximo domingo, 26 de agosto, acontece em Niterói, na orla de São Francisco, a primeira caminhada de conscientização e prevenção à osteoporose. O evento, que começa às 9h, é promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) do Rio de Janeiro e pretende conscientizar não só a população, mas a classe médica e autoridades a respeito da doença que, apesar de causar diversos problemas, pode ser prevenida e tratada, se o diagnóstico for feito precocemente.

 

 

 


3 a 5 de setembro – Inauguração da nova sede do CNRMN

O Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear (CNRMN) inaugura sua nova sede. Além do novo prédio, o evento apresenta o novo espectrômetro de alto campo (800 MHz), primeiro na América Latina.

A cerimônia de Inauguração é parte da programação do Workshop de RMN e da Segunda Reunião Anual do Instituto Milênio de Biologia Estrutura em Biomedicina e Biotecnologia (IMBEBB)

O evento acontece de 3 a 5 de setembro, no Auditório Prof. Rodolpho Paulo Rocco, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS/UFRJ). Mais informações no site do IMBEBB: www.imbebb.org.br.


5, 6 e 7 de setembro – Congresso discute sobre Tabaco

Ocorrem, simultaneamente, o I Congresso Latino-Americano da Sociedade para Pesquisa em Nicotina e Tabaco (SRNT) e a II Conferência Ibero-Americana sobre Controle do Tabaco, com o tema principal: “O Fortalecimento da Ciência para o Controle do tabaco na Era da Convenção – Quadro para Controle do Tabaco (CQCT)”.

A conferência tem como objetivos: reunir cientistas especializados no controle do tabaco e defensores de políticas de controle na América Latina e no Caribe; aprender com os últimos avanços científicos através da troca entre os participantes; e incentivar maior participação nas ciências em saúde pública e na formulação de políticas sobre tabagismo em toda região.

A reunião será realizada no Hotel Glória de quarta a sexta-feira, de 5 a 7 de setembro de 2007.
Mais informações no site: www.srntrio07.com.br ou através do telefone: 2548-5141.


5 a 8 de setembro – XIX Congresso ABEAD

Dos dias 5 a 8 de setembro ocorre no Hotel Glória o XIX Congresso Brasileiro sobre Dependências Químicas que, dessa vez, tem por tema oficial “Cuidando de nossos jovens”, organizado pela Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas (ABEAD).

Com a participação de profissionais da saúde, educação, sociólogos, juristas, entre outros, o congresso tem como objetivo fazer frente ao desafio de construir alternativas competentes de prevenção, seja ela comunitária ou escolar, assim como também alternativas de tratamento para os dependentes químicos.

Mais informações no telefone: 2548-5141, ou no site www.abead2007.com.br.



11 de setembro – Curso de diversidade sexual

O Programa de Extensão Papo Cabeça, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRJ e da Maternidade Escola realiza, em convênio com o SECAD/MEC, o curso Diversidade Sexual.

O curso faz parte de um projeto de mesmo nome e é destinado aos profissionais das
escolas públicas com o objetivo de agir politicamente no reconhecimento a diversidade sexual.

As aulas acontecem de 11 de setembro até 27 de outubro e são divididas em grupos de estudos durante a semana e aos sábados. Mais informações no site www.papocabeca.me.ufrj.br.



12 de setembro – II Simpósio Internacional de Terapias Avançadas e Células-Tronco

O Rio de Janeiro recebe o II Simpósio Internacional de Terapias Avançadas e Células-Tronco. O evento reúne especialistas da área, incluindo pesquisadores estrangeiros, para discutir o tema.

O simpósio ocorre de 21 a 23 de setembro, mas as inscrições antecipadas devem ser feitas até o dia 12 do mesmo mês. Após essa data, as inscrições só poderão ser efetuadas no local. Mais informações no site: http://www.interevent.com.br/sistema/default.asp.

 

 



15 de setembro – Dia mundial de conscientização sobre linfomas

A Associação Brasileira de Lifoma e Leucemia (ABRALE) realiza o Dia mundial de conscientização sobre linfomas, evento que pretende alertar para a possibilidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer. A incidência desses casos, segundo especialistas, tem aumentado a cada ano. No Brasil, apenas 12% dos brasileiros conhecem a doença.

O evento acontece simultaneamente em mais de 20 países, no dia 15 de setembro, de 9h às 16h. Mais detalhes sobre o assunto no site www.abrale.org.br.

Mais informações através dos telefones: (17) 35239732 / 35244929, ou através do e-mail: abran@abran.org.br.


26 de setembro – Curso de atualização em Câncer de Mama

A academia Fluminense de Medicina (AFM) realiza, no dia 26 de setembro, quarta-feira, o Curso de Atualização em Câncer de Mama, que irá discutir os aspectos clínico-epidemiológicos, anatomopatológicos, o papel da mamografia no câncer de mama, entre outros aspectos.

O evento ocorre na sede da Academia Fluminense de Medicina, na Rua Roberto da Silveira, 123, Icaraí, Niterói. A entrada é franca.

Inscrições e mais informações através do telefone: 2711-0721, ou através do e-mail: afmed@ig.com.br.