• Edição 094
  • 20 de agosto de 2007

Agenda

23 a 25 de agosto – Congresso de Educação Médica

O I Congresso de Educação Médica da Regional RJ/ES reúne os interessados para debates sobre o tema Integração Ensino-Serviço-Comunidade.

O evento acontece de 23 a 25 de agosto, no Centro de Estudos do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Rua Sacadura Cabral, 178, 5º andar, anexo 2, Centro). Mais informações no site: www.abem-esrj.org.br.

 


24 de agosto – Prêmio “Trabalho Científico” no XI Congresso de Nutrologia

A Associação Brasileira de Nutrologia oferece, no XI Congresso de Nutrologia, o prêmio “Trabalho Científico”. Dividido em duas categorias, Jovem Médico e Saúde Pública, a premiação tem por objetivo valorizar os profissionais dessas áreas e compartilhar os estudos dos mesmos com a comunidade científica durante o XI Congresso Brasileiro de Nutrologia, que será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, em São Paulo (SP).

Para participar, os interessados devem confirmar suas inscrições até o dia 24 de agosto e enviar os trabalhos para Avenida Portugal, 1620, apto. 73 – Ribeirão Preto, SP – CEP: 14020-380 aos cuidados do professor Carlos Alberto Nogueira de Almeida, especificando também os detalhes da apresentação. Mais informações no site www.abran.org.br/congresso.


24 de agosto – I Curso de Biologia Molecular

O Hospital Pró-Cardíaco oferece o curso de Biologia Molecular, coordenado pelos doutores Leonardo Carvalho e Sang Han. O curso é dividido em três módulos, sendo que o primeiro acontece nos dias 24 e 25 de agosto, com uma abordagem sobre bases moleculares de expressão gênica.

O público alvo do evento são médicos, estudantes de medicina e profissionais da saúde interessados em temas básicos. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (21) 2131-1444 ou pelo site www.procardiaco.com.br


24 e 25 de agosto – II Simpósio de Dislexia

Ocorre o II Simpósio de Dislexia, organizado pela Associação Nacional de Dislexia (AND). O objetivo do evento é ampliar os conhecimentos sobre o distúrbio. O simpósio conta com a presença do especialista em leitura e dislexia, professor Emílio Sánchez Miguel, da Universidade de Salamanca, na Espanha.

O evento acontece dias 24 e 25 de agosto no Auditório Nobre do SENAI da Tijuca. (Rua Mariz e Barros, 678).


24 a 28 de agosto – XI Congresso Brasileiro de Limnologia

Interação entre as ciências aquáticas e a comunidade é o tema do congresso sobre Limnologia que acontece de 24 a 28 de agosto, no Centro de Convenções de Macaé. Na programação, os participantes poderão saber mais sobre o alto grau de degradação das águas e dos ambientes aquáticos, e a responsabilidade dos governos, juntamente com a população, com a preservação ecológica.

O evento ocorre no Centro de Convenções de Macaé – RJ. Mais informações no site: www.sblimno.org.br.


25 de agosto – Curso sobre déficit de atenção

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um distúrbio neuropsicológico de causas genéticas, que atinge cerca de 5% da população infantil no Brasil e no mundo. Para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) oferece o curso “A Criança e TDA/H”.

O curso acontece no auditório da ABBR, na rua Jardim Botânico, 660. O evento é voltado para estudantes, educadores e profissionais de todas as áreas afins. Mais informações no telefone 2294-6642 – ramal 134 ou pelo e-mail: centrodeestudos@abbr.org.br.


25 e 26 de agosto – Curso de Dietoterapia

Com o propósito de divulgar e aprimorar conhecimentos, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) promove, nos dias 25 e 26 de agosto, em São Paulo, o X Curso de Dietoterapia Clássica e Computadorizada.

O curso é ministrado pelo médico nutrólogo Edson Velardi Credidio, autor do livro Dietoterapia na Nutrologia Médica” e diretor da ABRAN, e se destina a todos os profissionais da área de saúde.

Serão abordados temas como a elaboração de planos alimentares — definições e técnicas, tipos de dietas, elaboração de dietas por patologias, entre outros aspectos.
O evento ocorre no Green Place Flat, em São Paulo.

Mais informações através dos telefones: (17) 35239732 / 35244929, ou através do e-mail: abran@abran.org.br.


26 de agosto – XVIII GASTREN

A Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro oferece o XVIII Congresso de Gastroenterologia (GASTREN), que acontece de 26 a 29 de agosto no Hotel Glória, Rio de Janeiro.

Entre os temas abordados estão cirroses, doenças gastroduodenais, hepatites, pancreatites agudas, entre outros. O evento conta também com a participação de convidados nacionais e com a presença do palestrante Luis Soifer, da Argentina.

Mais informações ou inscrições pelo telefone (21) 2521-6905 ou pelo site www.trasso.com.br.


26 de agosto – Projeto Reviver

No domingo, dia 26 de agosto, o Projeto Reviver abrirá suas portas para que a população conheça suas instalações, converse com voluntários, e assista palestras sobre HIV/AIDS. Estão previstas duas palestras, uma às 11h e outra às 14h, cada uma com uma hora de duração.

O endereço é: Rua Sapucaia, 413, Mooca – SP. E a entrada, um quilo de alimento não perecível.

Mais informações através dos telefones: (11) 66923165 e 66940653, ou através do e-mail: recepção_amb@projetoreviver.org.br.


27 de agosto – Diagnóstico de Tumores Gastrointestinais

A Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, presidida pelo Dr. José Soares Jr., oferece a palestra gratuita PET em Tumores Gastrointestinais, que acontece no dia 27 de Agosto de 2007, às 20h, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al. Santos, 85), em São Paulo.

Dirigida a médicos e profissionais da saúde, a palestra será ministrada pelo Dr. Edwaldo E. Camargo, professor titular do Departamento de Radiologia da UNICAMP, e pelo Dr. Frederico Costa, médico oncologista do Hospital Sírio-Libanês.

As vagas são limitadas. Para fazer inscrições, entre em contato pelo telefone (11) 3262-5438, ou pelo e-mail sbbmn@uol.com.br.


27 de agosto – Fundação Vanzolini realiza Seminário Nacional

Em comemoração aos 40 anos da Instituição, a Fundação Vanzolini reúne, dia 27 de agosto, especialistas e representantes dos principais hospitais do país, em um seminário nacional para tratar da melhoria da qualidade na área da saúde.

O seminário apresenta dois blocos: no período da manhã, durante o painel “Métodos e Modelos da Qualidade para a Área da Saúde”, professores da Fundação Vanzolini apresentam trabalhos e pesquisas relacionados à gestão hospitalar, e destacam a importância das certificações, ferramentas e métodos da qualidade para o setor. Já no período da tarde, representantes dos hospitais mostram seus respectivos modelos de gestão no painel “Conquistas e Perspectivas da Qualidade na Área da Saúde”.

O evento ocorre a partir das 8h, na Unidade Paulista da Fundação Vanzolini (Avenida Paulista, 967 – 5º andar – São Paulo – SP).

Mais informações no site: www.vanzolini.org.br.


27 e 28 de agosto – Seminário aborda desigualdades sociais e saúde

O seminário Desigualdades sociais: desafios e tendências tem o objetivo de debater as questões envolvendo saúde e a desigualdade social no Brasil. O evento, que conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, é realizado pelo Programa de Saúde da População Negra e se realiza nos dias 27 e 28 de agosto.

As atividades iniciam-se às 8h, no Auditório Alice Rosa, 12º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Para mais informações, ligar para a Comissão de Direitos do Paciente (CDP).


29 de agosto – Fórum do CFM discute política de transplantes de órgãos

O Conselho Federal de Medicina promove, por intermédio da Câmara Técnica de Transplantes, o II Fórum de Transplantes do CFM – Por uma nova política de transplantes: a retomada do crescimento dos transplantes no Brasil.

O objetivo do evento é discutir o panorama do tema no Brasil através de análise da situação atual e propostas para retomada do crescimento. Problemas como a longa fila de espera e a falta de doadores serão debatidos por autoridades e especialistas da área.

O fórum acontece no dia 29 de agosto, na sede do CFM. As inscrições devem ser feitas pelo site www.portalmedico.org.br e são gratuitas. As vagas são limitadas.


31 de agosto - Congresso aprofunda estudos em Micologia

O 5º Congresso Brasileiro de Micologia reúne, em Recife, profissionais e estudantes para discutir os principais assuntos da área. O evento deve abordar temas como ensino da Micologia, fungos de interesse biotecnológico, fungos em alimentos e micotoxinas, entre outros.

O congresso acontece de 12 a 16 de novembro e as inscrições mais baratas devem ser feitas até 31 de agosto. Mais informações no site de evento: www.5micol.com.


31 de agosto – Patch Adams no Brasil

Após o sucesso de sua passagem pelo Brasil em 2005, o médico Patch Adams está de volta, durante quatro dias. Conhecido por seus métodos diferenciados de exercer a medicina, Adams é marcado pelos princípios: “Alegria, Humor, Amor, Cooperatividade e Criatividade”.

As palestras acontecem nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, o evento acontece nos dias 1 e 2 de setembro e em São Paulo, 3 e 4 de setembro. As inscrições antecipadas devem ser feitas até o dia 31 de agosto. Mais informações no site: www.copatch.com.