• Edição 094
  • 20 de agosto de 2007

Teses

Associação entre vitamina A, obesidade mórbida e cirurgia bariátrica é discutida em tese


Mariana Mello

A mestranda Silvia Elaine Pereira defende, no dia 22 de agosto, às 10h, a tese “Obesidade III e sua associação com o estado nutricional de vitamina A no pré, 30 e 180 dias após a gastroplastia redutora com reconstituição em Y de Roux”. Orientada pela professora Andréa Ramalho Nunes da Silva, do Instituto de Nutrição Josué de Castro, a dissertação, que integra o Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, é apresentada na sala Roberto Cotrim, no CAE, 12º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Motivada a debruçar-se sobre o tema devido à prevalência crescente da obesidade em vários segmentos da população mundial, Silvia Pereira observou ainda que achados epidemiológicos recentes costumavam evidenciar uma possível associação entre a obesidade e a deficiência de vitamina A no organismo. Ao mesmo tempo, a mestranda detectou estudos que apontavam como conseqüência da cirurgia bariátrica (redutora de estômago), um dos métodos mais eficazes para controle da obesidade de grau III, também classificada como mórbida, a redução de absorção de substâncias com função oxidante, principalmente a vitamina A.  

Assim, Silvia investigou o estado nutricional da vitamina A através de uma amostra constituída de 114 obesos de grau III de ambos os sexos e que se situavam em diferentes momentos em relação à cirurgia de redução do estômago – no pré-operatório, 30 e 180 dias após a cirurgia – e correlacionou os dados encontrados com seu perfil lipídico e Índice de Massa Corporal (IMC). Dentre suas conclusões, a mestranda notou que a ingestão oral de suplementos dessa vitamina não é suficiente para cobrir a deficiência e que esta deve ser constantemente monitorada no pré e no pós-operatório da gastroplastia.