• Edição 090
  • 19 de julho de 2007

Cidade Universitária

Horto universitário ornamenta unidades da UFRJ


Marcello Henrique Corrêa

O Horto da Prefeitura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criado em 1989 é responsável pelos projetos e manutenção da paisagem da Universidade, além de prestar serviços como a confecção de vasos para ornamentar eventos e espaços em todas as unidades da UFRJ.

O serviço pode ser prestado em duas ocasiões. Caso a unidade deseje o ornamento permanente, deverá adquirir o vaso e encaminha-lo ao horto, que se encarrega de prepará-lo.  A outra situação é na realização de eventos. Nesse caso, o horto tem disponível 50 vasos para empréstimo.

- Se forem feitos muitos pedidos em um curto espaço de tempo, a situação pode não ficar tão confortável. Quando aparecem dois ou três eventos no mesmo dia a gente se aperta um pouquinho - é o que afirma Ismael Batista do Nascimento, encarregado geral do horto.

Ele aproveita para mostras os canteiros vazios, onde estavam os aproximadamente 20 vasos emprestados. “O ideal era que tivéssemos mais material disponível”, completa Ismael.

Ainda assim, o funcionário afirma que, no momento, o horto não enfrenta problemas com empréstimos para eventos e não deixa de cumprir os compromissos. A solicitação desse tipo de serviço deve ser feita por meio de um memorando encaminhado ao Prefeito da UFRJ, professor Helio de Mattos.