• Edição 087
  • 28 de junho de 2007

Agenda

UFRJ em vídeo - oitava edição

A oitava edição da UFRJ em vídeo apresenta a primeira parte da matéria sobre água, na qual o professor da COPPE Paulo Canedo, e o diretor de operações da CEDAE, Jorge Briard, falam sobre a utilização da caixa d'água.

O professor Antonio Carneiro, diretor do Instituto de Ginecologia da UFRJ, conta como a história do Instituto se confunde com a história desta especialidade de medicina no país.

No dia 20 de junho, foi inaugurado o Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania, NIAC. Saiba mais sobre esse projeto que tem por objetivo atender à comunidade da Maré.

Na seção de serviços, veja a campanha de doação de sangue realizada por alunos de medicina no dia 15 de junho, dia nacional do doador de sangue. E se você ainda não sabe o que vai fazer esta semana, acompanhe os eventos que irão acontecer nos campi da Universidade no Circuito UFRJ.


29 de junho - Reunião para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ

A Pró-reitoria de Extensão realiza, no dia 29 de junho, às 10h, uma reunião preparatória para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em agosto. O encontro ocorre na Divisão de Integração Universidade Comunidade, no prédio anexo à PR-5, ao lado da Prefeitura Unviersitária, no campus do Fundão.

É fundamental a presença na reunião daqueles que desejam inscrever seus trabalhos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (21) 2598-1892 e (21) 2598-9691. O e-mail é eventos@pr5.ufrj.br.

 

 

 


29 de junho - Atualização em Medicina Intensiva

No dia 29 de junho, o Hospital Barra D'Or promove um ciclo de palestras de Atualização em Medicina Intensiva. O evento, que trata especificamente de Trauma e Neurointensivismo, tem como público-alvo médicos e estudantes de medicina. As palestras acontecem das 8h às 17h, no Auditório do Barra D'Or, na Avenida Ayrton Senna, 2.541, Barra da Tijuca.

As pré-inscrições para as 120 vagas podem ser feitas no departamento de Marketing do hospital, ou pela página eletrônica www.barrador.com.br


Apoio APQ1 da Faperj

Está aberto até o próximo sábado, 30 de junho, o edital para pedidos individuais de balcão APQ1 da FAPERJ, apoio destinado a projetos conduzidos por pesquisador com qualificação adequada (título de doutor ou equivalente). O apoio pode chegar a 24 mil reais e o prazo se encerra em 30 de junho. Informações em http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=53


XIX Congresso da ABEAD

Termina dia 30 de julho o primeiro prazo para inscrição no XIX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas ( ABEAD). O Congresso conta com a participação de palestrantes internacionais, como Robert West, da Inglaterra.

O evento acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, no Hotel Glória, que fica à rua do Russel, 632 - Glória - Rio de Janeiro.

Mais informações, pelo telefone (21) 2548-5141 ou pelo site http://www.abead2007.com.br

 


Congresso sobre tabagismo

Termina dia 30 de julho o primeiro prazo para inscrição no I Congresso Latino-Americano da SRNT (Sociedade para Pesquisa em Nicotina e Tabaco) e
II Conferência Ibero-Americana de Controle do Tabaco.

O Congresso conta com a participação de palestrantes internacionais, como Joaquin Barnoya, da Guatemala.

O evento acontece entre os dias 5 e 7 de setembro, no Hotel Glória, que fica à rua do Russel, 632 – Glória - Rio de Janeiro.

Mais informações, pelo telefone (21) 2548-5141 ou pelo site http://www.srntrio07.com.br.

 


Programa de Iniciação Científica da Medicina

Estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica (PINC) da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os interessados devem ler a carta de orientação, preencher o formulário e entregá-lo ao professor até 6 de julho.

Até esta data, deve ser entregue também à Teresa na CAE (12º andar do HUCFF) o formulário com a nota do professor do PINC. Após esta primeira fase, a inscrição no PINC 2007/2 será entre 23 a 27 de julho na Secretaria Acadêmica no CCS, no horário de 10 às 15h, com o formulário preenchido.

Não serão aceitos formulários parcialmente preenchidos ou faltando dados e assinatura do professor responsável pelo projeto. Já estão disponíveis os PINCs existentes, por meio do endereço http://www.sigma-foco.scire.coppe.ufrj.br/site/foco/index.htm

 


Seminário Internacional: Os Caminhos da Infância

As inscrições para o seminário internacional Os Caminhos da Infância: Situação Atual e Perspectivas já estão abertas. O evento, que pretende discutir questões relacionadas à infância, tratando dos direitos da criança, linguagens e culturas infantis, educação, artes, saúde integral e família, dentre outros assuntos, visa atingir um público diverso que atue junto às crianças, desde médicos, produtores culturais e educadores, até os pais.

O seminário conta com a presença de especilistas nacionais e internacionais e acontece nos dias 11 e 12 de julho, no SESC Vila Mariana, na Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana - São Paulo. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.sescsp.org.br até o dia 9 de julho.

Patch Adams no Brasil

Estão abertas as inscrições para o evento que reúne um Workshop com o tema What is your love strategy? ("Qual a sua estratégia de amor?") e uma palestra realizada em dois horários com o tema Humor and Health ("Humor e Saúde"), ministrada pelo doutor Hunter Adams, imortalizado nos cinemas na pele de Robin Williams, no filme Patch Adams - O amor é contagioso.

O primeiro prazo de inscrições para a programação vai até 13 de julho. As apresentações acontecem nos dias 1 e 2 de setembro, no Scalla ( Av. Afrânio de Melo Franco, 296 - Leblon - Rio de Janeiro – RJ). Mais informações, no site www.copatch.com .


Prêmio "Saúde! é vital"

A revista Saúde!, da editora Abril, abre as inscrições para o prêmio Saúde! é vital que visa estimular os melhores trabalhos e iniciativas em prol da saúde e da qualidade de vida no Brasil. O concurso envolve, numa visão multidisciplinar, profissionais de diversas áreas: médicos, enfermeiros, obstetrizes, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, psicólogos e cirurgiões-dentistas.

Ao todo o programa abrange sete categorias: Saúde do coração, saúde mental,saúde da mulher, saúde do homem, saúde e prevenção, saúde e obesidade.

Para mais informações ou inscrições, que vão até dia 30 de julho, pelo site www.premiosaude.com.br .


I Fórum Científico IBF/UFRJ

Estão abertas as inscrições para o Fórum Científico do Instituto Brasileiro de Fluência em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que acontece dia 17 de agosto, no auditório matriz do Centro Auditivo Telex, que fica na rua Assunção, 119, Botafogo.

Os interessados podem fazer a pré-reserva através do e-mail ibf.ufrj@gmail.com. As vagas são limitadas.