• Edição 085
  • 14 de junho de 2007

Cursos e Palestras

14 de junho – Encontros Científicos

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA/UFRJ) realiza uma série de Encontros Científicos, sempre às quintas-feiras, às 17h30, no Salão Pedro Calmon, no Forum de Ciência e Cultura. Dia 14 a conferência será sobre Biodiversidade na Amazônia, com Ima Vieira, do Museu Goeldi. Já no dia 21 será a vez de debater sobre o Desenvolvimento auto-sustentável da Amazônia, com Eustáquio Reis do IPEA. E no dia 28 a conferência será sobre Aquecimento Global: o que fazer?, com Emilio La Rovere, da COPPE/UFRJ.

O Forum fica na Av. Pasteur, 250/2° e a entrada é franca.


 



15 de junho – Juventude e Política

O Seminário Juventude e Política pretende reunir, no dia 15 de junho, os Núcleos de Pesquisa do NIPIAC/UFRJ, NPP/UFMG e Laboratório de Interação Social /UFPE para debaterem questões relacionadas ao tema juventude e política. A programação conta com exibição de filmes e a formação de mesas-redondas sobre as experiências, dificuldades e resultados das pesquisas em desenvolvimentos nos Núcleos e sobre metodologias de investigação sobre o tema. O encontro é aberto a alunos, professores, pesquisadores e todos os interessados na temática.

O evento acontece no Auditório do CFCH, campus UFRJ – Praia Vermelha, às 9h, com entrada franca. Mais informações no site: www.psicologia.ufrj.br/nipiac


15 de junho - Imobilidade tônica peritraumática

O Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida para mais uma Sessão do Centro de Estudos. No dia 15 de junho, às 10h30, o tema em discussão é Imobilidade tônica peritraumática: correlação com a resposta terapêutica no transtorno de estresse pós-traumático.

Para tratar do assunto a convidada é a psiquiatra Adriana Fiszman, da UFRJ. A sessão de estudos acontece no Auditório Leme Lopes, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, na Av. Venceslau Brás 71, Fundos - Campus da Praia Vermelha.



20 de junho – Jornada de Osteosíntese em Cirurgia Craniofacial

O Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia do Instituto Nacional do Câncer e a Coordenação do Programa de Residência Médica em Cirurgia Plástica informam que acontece no dia 20 de junho, quarta-feira, das 8h às 12h30, a Jornada de Osteosíntese em Cirurgia Craniofacial.

Mais informações através do Serviço de Cirurgia Plástica e Microcirurgia do INCA: (21) 2506 6087 ou pelo e-mail: plast.hc@inca.gov.br.

 


21 de junho - VI Congresso Paulista de Neurologia

A Associação Paulista de Medicina (APM), em parceira com a Associação Paulista de Neurologia, promove, de 21 a 23 de junho, o VI Congresso Paulista de Neurologia. O evento visa a integração dos profissionais de saúde envolvidos na especialidade, em neurocirurgia e neurociências, bem como fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas e treinadores físicos, enfatizando o aspecto multidisciplinar.

O Congresso dará ênfase ao trabalho multidisciplinar, pois também estarão presentes profissionais não-neurologistas para compartilhar suas vivências com pacientes neurológicos.

Informações e inscrições: (11) 3188-4252/4334/4359 eventos@apm.org.br / www.apm.org.br/neurologia


22 de junho – Congresso de ex-alunos da Associação do professor Azulay

Acontece nos dias 22 e 23 de junho, o XXI Congresso dos Ex-alunos da Associação do Professor Azulay, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Alguns dos temas a serem abordados são: Resistência Bacteriana, Manifestações Cutâneas das doenças auto-imunes sistêmicas e Dermatoscopia: Mais informações: (21) 2553 6628 / 2551 4012.