• Edição 080
  • 10 de maio de 2007

Agenda

10 de Maio – Lançamento de tese de mestrado


Luciana Dias de Lima, ex-aluna da Faculdade de Medicina da UFRJ lança nesta quinta-feira, dia 10 de maio, às 18h30, na Livraria do Museu da República, sua tese de doutorado Federalismo, relações fiscais e financiamento do Sistema Único de Saúde: a distribuição de receitas vinculadas à saúde nos orçamentos municipais e estaduais.

A tese foi uma das três vencedoras do concurso Carlos Gentile de Mello de Teses Brasileiras em Saúde promovido pelo Museu (http://www.museudarepublica.org.br/).

 

 


14 de Maio - Curso anual do Centro de Controle de Intoxicações


Estão abertas as inscrições para o Curso Anual do Centro de Controle de Intoxicações, do Hospital Universitário Antônio Pedro, na Universidade Federal Fluminense. Realizado entre 14 e 28 de maio, é voltado para graduados e graduandos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Biologia, Farmácia e Veterinária.

Mais informações nos telefones: (21) 2717-0148/2717-0521/2629.9021



15 de Maio - Carta Consulta SBPC/MEC de obras paradidáticas


A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e o MEC estão realizando uma consulta nacional a pesquisadores e profissionais da área de ensino para elaboração de uma lista de títulos de obras paradidáticas relevantes em cada área do conhecimento. O prazo é 15 de maio.

Os títulos selecionados, bem como as suas resenhas avaliativas, deverão integrar o Catálogo Nacional de Bibliotecas do Ensino Médio e alguns poderão vir a ser adquiridos e distribuídos pelo MEC para as bibliotecas das escolas da rede pública de ensino do país, com o objetivo de prover as escolas com recursos pedagógicos atualizados e de qualidade, tornando-os acessíveis aos alunos e professores do ensino médio.

A SBPC solicita indicações de um ou mais títulos de obras (livros ou audiovisuais) de caráter paradidático imprescindíveis para a formação do jovem aluno do ensino básico, na área de sua atuação, como pesquisador e/ou professor, obedecendo os seguintes critérios: Livros ou audivisuais de caráter paradidático (não didáticos ou que cumpram seriação curricular); atualizados (lançados a partir de 1990); com qualidade e mérito reconhecidos; adequados do ponto de vista textual e ético e direcionados ao jovem estudante das faixas etárias compreendidas entre 12-15 anos e entre 15-18 anos ou ao seu professor; obras literárias, que possam estimular a leitura nas áreas específicas do conhecimento; ou aquelas consideradas de referência, que sirvam à pesquisa do aluno ou ao aprofundamento de seus estudos.

As indicações podem ser enviadas por e-mail até 15 de maio para o endereço:
sbpcmecbib@sbpcnet.org.br


15 a 17 de maio - I Seminário Imagem: Documento e Informação

Os registros mais antigos da história da humanidade são imagens. Dos pictogramas das cavernas aos ideogramas; das representações do real, na fotografia, aos simulacros - em todas as vertentes da publicidade e da propaganda - as imagens são fontes de conhecimento e informação.

Além de refletir sobre a imagem enquanto fenômeno cultural, priorizando a sua presença nos campos da memória, educação e saúde, objetivando contribuir na busca de uma metodologia para indexação de imagens em movimento, também faz parte do tema central do I Seminário Imagem: Documento e Informação, a importância dos acervos audiovisuais - cinematecas, bancos de imagens no telejornalismo e na área de saúde - como fontes de informação e produção de conhecimento.

Local: Centro de Ciências da Saúde - UFRJ (Auditório da Biblioteca Central / CCS, bloco L, Cidade Universitária, Rio de Janeiro)

Mais Informações:
Telefone: (21) 2562-6360
Website: www.nutes.ufrj.br


18 de maio - Passeata pela valorização da enfermagem

Com intuito de defender os direitos do exercício da profissão, enfermeiros, estudantes e professores se reúnem no dia 18 de maio, sexta-feira, em manifestação pública com concentração às 14h na Candelária.

O protesto acontece, dentre outras razões, devido a uma invasão identificada no campo da atuação das profissões de saúde através do projeto de lei do Ato Médico que tramita no Congresso e por conta, também, da liminar aprovada pelo Supremo Tribunal Federal que suspende a regulamentação de 14 profissões da área de saúde.


22 de Maio - III Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social

No dia 22 de maio acontece a III Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social Na Área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro, promovida pelo Serviço Social, em parceria com a Escola de Serviço Social da UFRJ. O encontro será no Auditório Haley Pacheco, 8° andar do HUCFF, com início marcado para as 8 horas.

Mais informações pelo telefone: 2562-2567 ou pelo e-mail:vdo@hucff.ufrj.br

Para informações sobre o programa e acesso ao formulário de inscrições, acesse o site do British Council . O formulário de inscrições preenchido deve ser enviado para science.curitiba@britishcouncil.org.br .


Até 30 de Julho - Prêmio SAÚDE

Promovido pela revista SAÚDE! É Vital da Editora Abril com o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.

Podem participar profissionais de saúde - médicos, enfermeiros, nutricionistas, obstetrizes, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e cirurgiões-dentistas -, com registro nos devidos conselhos, que exerçam sua atividade em instituições públicas, privadas ou, ainda, organizações não governamentais.

O período para inscrições para a edição 2007 vai até 30 de julho de 2007. Mais informações no site: http://saude.abril.com.br/premiosaude/regulamento.shtml


Até 24 de agosto – Bolsa de Pós-graduação

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Ministério Alemão da Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) divulgam o Edital 2007 de seu programa de bolsas para Cursos de Especialização com Temática de Países em Desenvolvimento. O processo seletivo refere-se a cursos no período 2008-2009.

A atual oferta de bolsas compreende 41 cursos de pós-graduação, sendo três deles de doutorado. As inscrições no exterior (inclusive junto ao DAAD-Rio) terminam em 24 de agosto, mas quem desejar pode enviar o requerimento e a documentação diretamente para o DAAD em Bonn até 30 de setembro.

Para a candidatura, há dois pré-requisitos básicos: graduação completa (ou mestrado, para os cursos PhD), idade até 36 anos (em alguns casos até 32) e no mínimo dois anos de experiência profissional na área do curso. Terão preferência candidatos que sejam licenciados de seu trabalho, com promessa de reincorporação em seu retorno.

A bolsa mensal para os cursos master é de 715 euros, enquanto para os doutorados é de 975 euros. O DAAD propicia ainda ajuda posterior de custo para viagem, auxílio-família e outros adicionais.

Edital e relação de cursos contemplados com bolsas deste programa do DAAD: http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm