• Edição 079
  • 03 de maio de 2007

Saúde em Foco

Brasil inicia segunda fase de testes para vacina contra aids

Agência Brasil [02/05/2007]

Rio - O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, unidade técnico-científica da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco, deve iniciar em junho a segunda fase da vacina terapêutica contra a aids. Segundo o pesquisador Luiz Cláudio Arraes, da Fiocruz de Pernambuco, estão disponíveis para o projeto R$ 2 milhões, obtidos junto ao Ministério da Saúde e à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A primeira etapa do projeto, cujo resultado foi apresentado em 2004, reduziu em até 80% a presença do HIV (vírus da imunodeficiência humana, causador da aids) em brasileiros infectados. Durante três anos, 18 pacientes soropositivos submeteram-se a testes com a vacina, em Recife.

Na segunda fase, o projeto tem apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo (USP), além do Centro Aggeu Magalhães. Cada unidade receberá R$ 700 mil para as pesquisas. Esses recursos vão se somar à verba destinada ao projeto pelo Ministério da Saúde e Unesco. “A UFRJ, a USP e o Aggeu Magalhães vão estudar, através dos efeitos da vacina, como o vírus age”, esclareceu Arraes.

Na primeira fase, os testes provaram que o vírus diminui a resistência nas pessoas vacinadas. “Em pessoas que tinham resistência aos remédios, a resistência diminuiu. Então, a vacina poderá servir para aqueles que já usaram muitos remédios e são resistentes a eles. Pode ser que eles voltem a tomar remédios de primeira e segunda gerações”, disse Arraes.


Link Original: http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2706014&sub=Brasil