• Edição 077
  • 19 de abril de 2007

Microscópio

Aspectos genéticos da nutrição são tema de debate

Julianna Sá

Associação entre os conhecimentos da biologia molecular e da nutrição clínica, a nutrigenômica é o pano de fundo da III Jornada Internacional de Nutrição Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que acontece no dia 27 de abril, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde. Focada no estudo da influência dos alimentos no genoma humano, esta ciência ainda está em fase de desenvolvimento e tem no avanço da capacidade de mapeamento genético seu modo de progredir, como explica a professora Glorimar Rosa, uma das coordenadoras do evento.

–Os avanços científicos do Projeto Genoma Humano permitiram identificar e, parcialmente, caracterizar cerca de 1000 genes. Com isso foi possível reconhecer doenças tais como, cardiovasculares, obesidade, diabetes e câncer, como resultado de uma interação genes vezes ambiente –, destaca a professora.
             
Na Jornada, pretende-se possibilitar maior discussão desse tema com especialistas do Rio de Janeiro, São Paulo e da Alemanha, além de possíveis parcerias para realização de projetos de pesquisa em conjunto com esses professores. “Certamente vai ser muito enriquecedor para os estudantes, nutricionistas e docentes que participarão do evento, discutir temática tão atual com especialistas tão diversificados”, comenta Glorimar, que é também coordenadora do curso de especialização em Nutrição Clínica da UFRJ.

A professora acrescenta que não só as descobertas já feitas acerca do genoma, mas tudo o que decorrer disto pode promover uma espécie de revolução nos estudos e na atuação do profissional de nutrição. “A pesquisa em nutrigenômica também contempla os avanços na Tecnologia de Alimentos, na busca de alimentos mais saudáveis, com uma composição química que atenda as necessidades nutricionais do indivíduo não apresentando componentes que tenham algum efeito nocivo à saúde. Tal progresso nos possibilitará a individualização da dieta do indivíduo, tornando a nutrição clínica mais eficaz no tratamento do paciente”.

Além disso, é possível, por meio da pesquisa dos aspectos genéticos da nutrição e do uso de tais conhecimentos na identificação do potencial de cada alimento e dos efeitos específicos que este promove em determinado indivíduo, alterar a relação que o homem tem com o consumo de alimentos. “Seria um modo de transformação do supermercado numa farmácia, objetivando a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.”, ratifica Glorimar, já abordando a questão, que é tema de sua conferência no evento; os aspectos genéticos relacionados às síndromes metabólicas.

A professora também antecipa que há um momento na Jornada dedicado à exposição, por meio de cartazes, dos trabalhos científicos inscritos. A organização deles é feita de acordo com o perfil de cada recorte. “No Instituto de Nutrição (Josué de Castro) estamos trabalhando nesse campo – o da Nutrigenômica. Orientei a primeira dissertação de mestrado do Instituto nessa área da pesquisa científica. Informo que a mesma dissertação ganhou  o prêmio de melhor trabalho no último Congresso Brasileiro de Nutrição, que aconteceu em São Paulo e, também, o prêmio de melhor dissertação no CIBRAN - Consórcio dos Programas de Pós-graduação do Brasil”, exemplifica Glorimar.

As conferências da Jornada, promovida pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro, em seu Departamento de Nutrição e Dietética, no Setor de Nutrição Clínica, vão tratar de temas como Composição corporal e metabolismo energético na obesidade, que está a cargo da professora Eliane Lopes Rosado; Efeitos da desnutrição na neurogênese, pela professora Márcia Soares da Motta e Desnutrição intrauterina causa de obesidade na vida adulta?, com a professora Márcia Barbosa Águila, todos esses inseridos na questão da programação metabólica, que abordará desde a desnutrição à obesidade.

Anteriormente aos temas citados, que compõem a mesa redonda do evento, outras abordagens também serão feitas tratando, por exemplo, de alguns indicadores morfológicos úteis na avaliação de estudos com nutrição experimental, que tem como palestrante o professor da Faculdade de Medicina da UERJ Carlos Alberto Mandarim de Lacerda. Fica por conta do professor e pesquisador da USP, Thomas Ong, promover uma reflexão específica ao tema central da Jornada, a Nutrigenômica, tratada como desafio do novo século. A área específica do professor relaciona dieta, nutrição e o câncer. O evento conta ainda com um convidado internacional, Ralf Greiner que trabalhará questões da biologia molecular associada à nutrição, focando na produção e consumo de alimentos trangênicos e os efeitos desses na saúde, tudo isso permeado pela união da genética com a nutrição.