• Edição 076
  • 05 de abril de 2007

Por uma boa causa

De olho no Pan: Brasil é favorito em Maratona Aquática

Tainá Saramago

Para continuar a série de reportagens sobre os novos esportes do Pan, o Por Uma Boa Causa dessa semana coloca em pauta a Maratona Aquática, também conhecida como Águas Abertas. Uma competição de natação que ocorre fora das piscinas, normalmente no mar, mas também pode ser realizada em rios e lagos.

– Diferentemente da natação em piscina, o maratonista aquático necessita de outras aptidões. Não há raias, somente bóias que marcam o caminho, porém elas ficam distantes umas das outras. O atleta precisa conhecer o mar, ter senso de direção e saber utilizar as referências geográficas que o cercam para traçar o seu caminho. Além de ter como obstáculos, correntezas ou correntes, águas-vivas, ondas, ventos e às vezes até peixes –, afirma o professor Waldyr Mendes Ramos, diretor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), da UFRJ.

Oficialmente, existem três tipos de maratonas. As de 5km, as de 10km e as de 25km. No Pan, a modalidade será realizada no dia 14 de Julho, na praia de Copacabana e cumprirá um percurso de 10km.

O Brasil, tanto na prova feminina quanto na masculina, possui os dois favoritos a vencer a prova. Alan do Carmo, 17o colocado no último Campeonato Mundial, o melhor classificado das Américas e Poliana Okimoto, 8o lugar no último Campeonato Mundial, a melhor classificada das Américas. Os maratonistas foram os vencedores da segunda classificatória, que ocorreu no último fim de semana em Copacabana.

Atualmente muitos brasileiros praticam esse esporte, inclusive, existe o Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. “Devido aos prêmios em dinheiro que são oferecidos aos três primeiros colocados, muitos atletas estão preferindo essa modalidade e até, prolongando suas carreiras para ganhar dinheiro com as maratonas, como é o caso do atleta Luiz Lima”, explica o professor.

O esporte foi oficializado pela Federação Internacional de Natação (FINA) e, diferente do futsal, já se tornou fixo nos Jogos Pan Americanos. O Brasil conta com diversas provas e um Campeonato Brasileiro. O calendário está disponível no site
http://www.luarsa.com.br/calendario/calendario.htm .