• Edição 074
  • 29 de março de 2007

Cidade Universitária

Os planos da Reitoria para a Cidade Universitária

Stéphanie Garcia Pires

Com a chapa única de Aloísio Teixeira, atual reitor, que tenta reeleição, a UFRJ prepara suas urnas para os votos entre os dias 2 e 4 de Abril. Questionado a respeito de suas intenções de mandato, Aloísio expressa sua disposição de contornar as dificuldades de uma verba insuficiente para melhorar o quanto possível as condições na universidade.

Aloísio comentou sobre a necessidade de expandir o número de servidores técnico-administrativos, bem como de reconsiderar os níveis salariais. Porém, o principal objetivo é disponibilizar mais vagas nos cursos da UFRJ. Isso inclui também um aumento inicial de 5% nas vagas para estudantes da rede pública de ensino, acentuando esta percentagem pouco a pouco. Já a respeito do sistema de cotas raciais, o reitor se posiciona contra. O reitor discute ainda a relevância de mudar as estruturas de ensino. Sugere a criação de um ciclo básico que retarde a escolha profissional dos estudantes, e a implementação de formas alternativas de acesso ao ensino superior público.

Investimentos irão abranger ainda obras de infra-estrutura, reformas no antigo alojamento e a construção de um novo. Pretende-se dar continuidade ao projeto do restaurante universitário não apenas no Fundão, como possivelmente em outros campi. Melhorar as salas de aula e os laboratórios da universidade também está nos planos.

A respeito da segurança, o reitor se mostrou insatisfeito. A sugestão do governo federal de terceirizar o serviço de vigilância é pouco eficaz, pois cobre apenas o patrimônio da universidade. A atuação da Polícia Militar e da Guarda Municipal também é restrita na UFRJ, por esta ser um terreno federal.

Para Aloísio, o caminho seria a contratação de vigilantes pela própria faculdade, através de concursos – que não são realizados há 15 anos. A intensificação do grupo de segurança junto com as novas aquisições da UFRJ em câmeras de vídeo e guaritas instaladas seria ideal para garantir de fato a proteção daqueles que circulam pela Cidade Universitária.