• Edição 071
  • 08 de março de 2007

Agenda

8 de Março - Celebrando a Mulher


A Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ vai realizar o evento Celebrando a Mulher, a fim de discutir políticas públicas para as mulheres, formas de violência e temas a respeito da saúde feminina.
 
O evento acontece de 9h às 17h, no Bloco A do Centro de Tecnologia - hall de entrada, mezanino e Salão Nobre da Decania. Outras informações com as organizadoras do evento: Alice Simas (2562-7280), Luciana Silveira (2562-7289) e Rosana Torres (2562-7008), ou pela página www.ct.ufrj.br.



9 de Março - Exposição em Santa Teresa


Atenção calouros do Centro de Ciências da Saúde (CCS)! Dia 5 de março, às 9h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), os coordenadores do CCS promovem uma cerimônia para dar as boas vindas aos seus novos estudantes, seguida de uma aula magna com a professora Suzana Herculano, do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), sobre Neurociência Social - quando o cérebro e a sociedade se encontram.

O evento ainda objetiva fazer com que os alunos se familiarizem com os projetos da UFRJ, como os de Extensão e o Fórum de Ciência e Cultura.


14 de Março - Aula Magna 2007


A UFRJ organiza a Aula Magna 2007, a ser realizada no dia 14 de Março, às 9 horas, no Auditório Roxinho, localizado no Prédio do CCMN.

Com a presença do Reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida, a aula terá como tema a “Universidade Nova”, uma proposta de reestruturação das universidades brasileiras.

 

 

 

 


23 de Março - Jornada de Tabagismo


O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) do HUCFF, com o apoio do Instituto de Doenças do Tórax e do Instituto de Química/UFRJ, vai realizar a sua II Jornada Interdisciplinar de Tabagismo Prof. José Rosemberg. O objetivo é promover integração e intercâmbio dos profissionais que atuam nos programas de prevenção, pesquisa e assistência à cessação do tabagismo, tanto na UFRJ como em outras unidades de saúde no Estado e Cidade do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá no dia 23 de Março de 2007, entre 8h30 e 12h30, no Auditório Alice Rosa (12º andar). As inscrições são gratuitas e os interessados devem entrar em contato com a secretaria do NETT, através do telefone 2562-2195 ou indo diretamente à sala 3F87 (3ºandar - SME).


Até 27 de Março - Inscrição para Projetos voltados para “A inovação tecnológica ao serviço do corpo humano”


A empresa européia Altran, da área de Consultoria em Tecnologia e Inovação vai premiar o melhor projeto voltado para a “A inovação tecnológica ao serviço do corpo humano”, com o objetivo de manter a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O trabalho vencedor receberá até 1 milhão de euros, que deve ser utilizado para o acompanhamento e o desenvolvimento tecnológico do projeto. As inscrições estão abertas a pesquisadores e empresas de tecnologia de todo o mundo até 27 de março de 2007. Uma equipe interna da Altran Brasil está à disposição dos candidatos interessados para ajudá-los a  compor seu dossiê de candidatura.

Outras informações pelo site http://www.altran-foundation.org.


Até 30 de Abril - Inscrições para Concurso de monografias em Nutrição


O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) promove o concurso de monografias Nutrição e Desenvolvimento Social, que integra as comemorações dos 60 anos do INJC. De acordo com o edital, que pode ser encontrado no site www.pr4.ufrj.br, o objetivo do concurso é estimular a produção de trabalhos que discutam e reflitam as demandas da situação alimentar no país, além de apresentar propostas para a alimentação e nutrição.

Os prêmios consistirão em quantias de dois mil, um mil e quinhentos reais para, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares. O concurso não se restringe aos estudantes do INJC, sendo aceitas monografias incluídas em quaisquer cursos aceitos pelo Ministério da Educação. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2007 e os trabalhos devem ser entregues pessoalmente ou pelo correio para o endereço abaixo:

Instituto de Nutrição Josué de Castro – UFRJ - Secretaria
Av. Brigadeiro Trompowski S/N - CCS - Bloco J -Segundo Andar
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP. 21941-590 - Rio de Janeiro - RJ – Brasil

Tel. (21) 2562 - 8293 Fax (21) 2280 – 8343