• Edição 071
  • 08 de março de 2007

Cidade Universitária

Novidades na Ilha do Fundão para o início das aulas

Stéphanie Garcia Pires

Para a volta às aulas, o campus do Fundão apresenta algumas melhorias. Isso foi possível graças a um projeto de aproximadamente R$ 4,9 milhões, que contou com a participação de centros de pesquisa da própria UFRJ.

Entre as conquistas do investimento está a repavimentação das ruas que circundam o prédio do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. M. de Mello (Cenpes). Há ainda planos para a fresagem da Avenida Horácio Macedo, a principal.

Essas obras servirão para conferir o desempenho da nova mistura de asfalto pesquisado em laboratórios da própria universidade, cuja composição aumenta o atrito dos carros com o piso dificultando a ocorrência de acidentes. Além dos benefícios estruturais, o empreendimento contribui para o treinamento dos alunos de engenharia da UFRJ.

Os jardins estão também inseridos nas mudanças da Cidade Universitária. Eles foram revitalizados e ganharam novas espécies brasileiras, adaptadas a escassez de água, que estavam sendo cultivadas no Horto do campus. A escolha das plantas pesou como critério a realidade do Fundão, que raramente rega seus jardins, apesar de limpá-los periodicamente. Assim como na questão da repavimentação, alunos e professores contribuíram significativamente no projeto dos jardins.

Um outro investimento envolve uma nova iluminação para as avenidas próximas ao prédio da reitoria. Os postes a serem instalados serão mais baixos, mais próximos das ruas e terão duas luminárias, uma das quais permanecerá apagada nos períodos com menos circulação noturna no campus, sendo mais econômico.

A segurança será intensificada também com medidas adicionais, como o monitoramento 24 horas por 19 câmeras postas nas principais ruas e avenidas do Fundão, e a inclusão de três novos carros para a divisão de segurança que ajudarão na diligência do campus.