• Edição 070
  • 22 de fevereiro de 2007

Cursos e Palestras

De 29 a 31 de Março - XVII Jornada de Gastroenterologia

De 29 a 31 de Março ocorre no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a XVII Jornada de Gastroenterologia da Santa Casa do Rio de Janeiro e o V Simpósio Internacional. Esses terão a coordenação do Professor J. Galvão Alves e o convidado internacional Vicente Arroyo (Barcelona).

A Jornada terá como temas centrais a hemorragia digestiva; hepatite aguda; hepatite crônica; doença do refluxo gastroesofagiano; o H. Pylori e doenças associadas; a Doença de Crohn; a retocolite ulcerativa; a Síndrome do intestino irritável; a diarréia; Roma III – distúrbios funcionais do trato digestório; a pancreatite aguda; os cistos pancreáticos; as enteroparasitoses e os métodos complementares em gastroenterologia.

Há, também, a entrega do Prêmio Jovem Gastroenterologista 2007 e a distribuição do livro Temas de atualização em Gastroenterologia 2007.

Inscrições e outras informações: Tel/Fax: (21) 2521-6905 ou pelo site www.trasso.com.br


Em abril - Estratégias na abordagem do abuso de drogas

A partir de abril, o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) oferece o curso de extensão "Estratégias na abordagem do abuso de drogas", compreendendo o período de abril a julho, com aulas quinzenais aos sábados. Com a oferta de 30 vagas, o curso direciona-se a profissionais de nível superior e médio.

Os interessados devem entrar em contato com o IPUB pelo endereço eletrônico projad@ipub.ufrj.br ou pelo telefone 9574-2746.


De 10 a 13 de Outubro - IX Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dos avanços às controvérsias da medicina moderna, os principais aspectos do dia-a-dia do médico estarão em debate no IX Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), o evento será realizado em Curitiba, Paraná, de 10 a 13 de outubro. Ética e bioética, direitos médicos, informática, perícia médica, medicina do trabalho, ensino médico e defesa profissional são alguns dos temas que serão apresentados e debatidos com os mais de 4 mil clínicos esperados de todo o Brasil. Outras Informações através da Assessoria de Imprensa Acontece Comunicação e Notícias pelos telefones (11) 3873.6083 / 3871.2331 / 3865.4657 / 3675.7683 (Lucimara Souza ou Monica Kulcsar).