• Edição 069
  • 08 de fevereiro de 2007

Notícias da Semana

XIII Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal agita o CCS


Taisa Gamboa, da AgN/Centro de Tecnologia

A Faculdade de Farmácia da UFRJ realiza a décima terceira edição da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM). O evento é organizado pelo professor Eliezer Barreiro e alunos da unidade, desde 1994; e conta com o apoio do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBIO).

Este ano, o projeto cresceu e contou com mais de 200 alunos de graduação e pós-graduação de Faculdades de Farmácia de todo o país inscritos. O evento, que teve início dia 5 e encerra amanhã, dia 9, também foi aberto a docentes e profissionais do ramo. Devido ao grande público o curso está sendo realizado em dois auditórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS): o Hélio Fraga, e o Rodolpho Paulo Rocco (quinhentão), ambos no bloco K.

A EVQFM é desenvolvida com o objetivo de capacitar profissionais do ramo Farmacêutico na compreensão sobre a importância do conhecimento da relação entre a estrutura química dos fármacos e suas atividades terapêuticas.

O evento representa um estímulo para o aprimoramento contínuo dos estudantes com ofertas de cursos em vários níveis, além de conferências com especialistas nacionais e estrangeiros, que facilitam a atualização dos conhecimentos farmacêuticos. Participam do evento especialistas da UFRJ e de diversas unidades de ensino superior, tais como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Venezolano de Investigaciones, e o Université Louis Pasteur.

O entendimento de que a assistência farmacêutica eficiente, como instrumento de assistência à saúde integral, pelo profissional Farmacêutico integrado ao SUS, exige conhecimento da disciplina de Química farmacêutica Medicinal, ampliou a consciência de sua importância reafirmando a oportunidade desta atividade de extensão universitária.

O principal objetivo desta iniciativa é manter um fórum de atualização de tópicos sobre a química farmacêutica, enfatizando seu aspecto medicinal. Além disso, a EVQFM procurar assegurar instrumentos essenciais à formação crítica do profissional habilitado e capacitado a prestar assistência farmacêutica qualificada.