• Edição 068
  • 25 de janeiro de 2007

Agenda

Doação de sangue no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)

O Hospital Universitário recebe doações de sangue no serviço de Hemoterapia. Qualquer pessoa entre 18 e 60 anos, com peso superior a 50 quilos e que esteja bem de saúde pode doar.

O Hospital efetua vários transplantes de órgãos, dentre eles o de fígado, que consome cerca de 15 bolsas de sangue. O ideal é que o HUCFF receba em torno de 80 doadores por dia, para que não haja interrupção de cirurgias e procedimentos de alta complexidade. Todo o material utilizado na coleta é descartável, sem nenhum risco de contaminação.

Homens de até 60 anos estão aptos a doar sangue até cinco vezes por ano e mulheres, três vezes. Para doar, basta levar ao serviço de Hemoterapia, no terceiro andar do HU, um documento de identidade com foto, um endereço residencial e um endereço de trabalho com telefone. O horário para doação vai de 8h às 13h30.

Para mais informações, o telefone do Serviço de Hemoterapia é 2562-2706 e o e-mail é hemoter@hucff.ufrj.br. O HUCFF está localizado na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 225, Cidade Universitária.


28 de Janeiro - Bloco Gargalhada promove inclusão dos surdos no carnaval de rua

Numa iniciativa pioneira no carnaval carioca, o Bloco Gargalhada, de Vila Isabel, Rio,  terá  um interprete da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) . Em todos os seus eventos, prestigiando, integrando e, principalmente, incluindo a comunidade surda, que participa das atividades do bloco.
Este ano, o Bloco  está levantando a bandeira: Comunicação é Direito de Todos. LIBRAS  é Legal.

O próximo evento será a escolha do samba,  cujo enredo é Limpa Brasil! Ainda dá Tempo, no domingo, 28.01, a partir das 14h, na Associação Atlética  Vila Isabel,  Avenida 28 de setembro, 160.

Até 29 de janeiro - Programa de Informática

A Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ abriu as inscrições para o seu Programa de Informática. As aulas abordarão a plataforma Windows e os programas Word, PowerPoint e Outlook, além de Internet.

Os interessados têm até o dia 29 de Janeiro para procurar o CODEP, sala 824 (8ª andar) do prédio da Reitoria. Mais informações pelos telefones (21) 2598-1814 / 2598-1845 / 2598-1846 ou pelo e-mail codep@sr4.ufrj.br      

 


Pré-Vestibular SINTUFRJ 2007 - 7, 8 e 9 de fevereiro

Entre os dias 7 e 9, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção para o Curso Pré-Vestibular do SINTUFRJ 2007 na sede e subsedes do Sindicato. São oferecidas 240 vagas, distribuídas em quatro turmas (duas no IFCS e duas no Fundão). O percentual é de 75% das vagas para funcionários técnico-administrativos da UFRJ e seus dependentes e 25% para as demais categorias de trabalhadores.

Todo servidor técnico-administrativo sindicalizado que se inscrever estará automaticamente selecionado. Somente poderão se inscrever no CPV/SINTUFRJ os dependentes diretos dos sindicalizados. As aulas terão início no dia 26 de fevereiro de 2007 (aula inaugural) no Salão Nobre do IFCS, 2º andar, às 18h.

Mais informações através do site http://www.sintufrj.org.br/index1.htm .

Até 09 de Fevereiro -  Concurso para UTI-Adulto para acadêmicos de Medicina

O Hospital da Lagoa vai realizar concurso para sua UTI-Adulto, tendo como público-alvo acadêmicos de Medicina que estejam cursando 9º ou 10º períodos em 02/01/2007.

São 30 vagas ao todos, e as inscrições devem ser feitas até o dia 09 de fevereiro. Outras informações na UTI do hospital (R. Jardim Botânico, 501/7º andar) ou pelos telefones 3111-5331 ou 3111-5174.


Até 16 de fevereiro - Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde de 2007

O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde recebe, até 16 de fevereiro, propostas para a primeira Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde de 2007. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário on-line disponível no site www.saude.gov.br/eventos.

Desde 2003, o Ministério da Saúde promove a chamada para o financiamento de eventos científicos de caráter regional, nacional ou internacional. O objetivo é estimular a difusão de novos conhecimentos e tecnologias em saúde e incentivar o intercâmbio entre pesquisadores e gestores da área. Cada instituição selecionada receberá até R$ 50 mil para a realização de atividades de interesse científico e tecnológico. Os eventos deverão ser realizados entre abril e setembro de 2007. Para ter acesso ao Termo de Referência da Chamada Pública para o Apoio a Eventos Científicos em Saúde – 1º Semestre 2007, clique aqui.

Mais informações sobre a chamada podem ser obtidas pelo e-mail deciteventos@saude.gov.br (Com informações do Decit/SCTIE/MS).


Até 28 de fevereiro - Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais

 O Núcleo de Ciências Ambientais do Instituto de Biologia abriu as inscrições para o processo de seleção da turma 2007/1 do Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais, no período de 15 de janeiro até 28 de fevereiro de 2007.

Mais informações através do e-mail nadc@biologia.ufrj.br, através do site www.cienciasambientais.biologia.ufrj.br,  pelos telefones (21) 3976-8602, 2562-6324, 2562-6325, 2562-6719, 2562-6611, ou diretamente na sede do prédio do CCS, Interbloco  B-C- UFRJ/Ilha do Fundão.  


Até 27 de Março - Inscrição para Projetos voltados para A inovação tecnológica ao serviço do corpo humano


A empresa européia Altran, da área de Consultoria em Tecnologia e Inovação vai premiar o melhor projeto voltado para a “A inovação tecnológica ao serviço do corpo humano”, com o objetivo de manter a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O trabalho vencedor receberá até 1 milhão de euros, que deve ser utilizado para o acompanhamento e o desenvolvimento tecnológico do projeto. As inscrições estão abertas a pesquisadores e empresas de tecnologia de todo o mundo até 27 de março de 2007. Uma equipe interna da Altran Brasil está à disposição dos candidatos interessados para ajudá-los a  compor seu dossiê de candidatura.

Outras informações pelo site http://www.altran-foundation.org/


Até 30 de Abril - Inscrições para Concurso de monografias em Nutrição

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) promove o concurso de monografias Nutrição e Desenvolvimento Social, que integra as comemorações dos 60 anos do INJC. De acordo com o edital, que pode ser encontrado no site www.pr4.ufrj.br, o objetivo do concurso é estimular a produção de trabalhos que discutam e reflitam as demandas da situação alimentar no país, além de apresentar propostas para a alimentação e nutrição.

Os prêmios consistirão em quantias de dois mil, um mil e quinhentos reais para, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares. O concurso não se restringe aos estudantes do INJC, sendo aceitas monografias incluídas em quaisquer cursos aceitos pelo Ministério da Educação. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2007 e os trabalhos devem ser entregues pessoalmente ou pelo correio para o endereço abaixo:

Instituto de Nutrição Josué de Castro – UFRJ - Secretaria
Av. Brigadeiro Trompowski S/N - CCS - Bloco J -Segundo Andar
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP. 21941-590 - Rio de Janeiro - RJ – Brasil
Tel. (21) 2562 - 8293 Fax (21) 2280 – 8343