• Edição 066
  • 14 de dezembro de 2006

Saúde e Prevenção

Por um verão com mais saúde

Mariana Elia

 Mais um verão chegando e, com ele, os mesmos descuidos de sempre com o corpo. Parece que não conseguimos associar férias, descanso e sol sem incluir queimaduras, insolação, má digestão e uma boa micose. Um pouco de atenção porém são suficientes para viver o período com saúde e sem interromper o descanso para tratamentos.

Os principais contratempos são causados por uma alimentação inadequada, seja por refeições muito pesadas, seja por falta de ingestão de líquidos, e por descuidos com a pele. Durante o verão, ou qualquer período de muito calor, nosso organismo não precisa de grandes somas calóricas, uma vez que ocorre uma diminuição do metabolismo basal (cerca de 60% de nossas calorias são destinadas ao seu funcionamento).

Perdem-se, no entanto, muito líquido e sais minerais, devido à transpiração excessiva. A professora Márcia Soares, do Instituto de Nutrição Josué de Castro, aconselha bebidas isotônicas para casos de práticas esportivas e de demasiado esforço físico, uma vez que tais bebidas são constituídas por água, glicose se sais minerais.

Nada melhor, portanto, do que combinar uma boa alimentação com a vontade de perder uns quilinhos para caber bem no biquíni. Prefira refeições leves, de fácil digestão, e beba bastante líquido. Variar, em Nutrição, é sempre importante, por isso, beba água, sucos e refrescos, além de pratos coloridos, ricos em folhas e integrais.

Essa época do ano coincide com férias das crianças e muitos feriados. Por conta disso, aumentam as viagens e a alimentação fora de casa. Não basta, então, alimentar-se adequadamente, é preciso optar por locais limpos e arejados. Deve-se evitar sanduíches com maionese na praia, frituras com óleos velhos – que ainda dificultam a digestão - e alimentos crus. Essas recomendações são devidas, não apenas à higiene, mas à conservação, como lembra a professora Márcia: “É maior o risco de consumir um alimento estragado ou deteriorado, e assim causar toxinfecções, porque a elevada temperatura dificulta a conservação dos alimentos”. Assim, é melhor resistir e preferir alimentos cozidos, bem lavados e leves. Isso evitará a intoxicação alimentar, a indisposição e possíveis vermes.

A pele também sofre durante o verão, sendo que os principais vilões são as radiações ultravioletas (UV). Há duas formas de radiação, a A (UVA), praticamente constante ao longo do ano, e a B (UVB), que aumenta bastante no verão. Essa última radiação é também a mais danosa e está associada às queimaduras solares.

O professor Celso Sodré, do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), esclarece que realmente existem diferenças entre os filtros solares. “Existem filtros físicos e químicos. Os primeiros têm cor e refletem a radiação solar, enquanto os segundos interagem com ela e a neutralizam. Os filtros também diferem quanto a capacidade de proteger a pele contra os raios UVA e UVB, de maneira que quanto maior o fator de proteção solar (FPS), maior a neutralização dos raios”. O professor explica também que eles podem ser encontrados na forma de gel, spray, creme para adequar aos diferentes tipos de pele.

Outra forma de queimadura solar é por fitofotodermatite. Algumas substâncias aumentam a ação do UVB, provocando bronzeamento ou mesmo queimaduras na pele. Essas são encontradas principalmente em vegetais e frutas cítricas, em especial o limão. “O mais comum é a pessoa que durante seu lazer espreme limão para fazer uma limonada, caipirinha ou temperar o peixe e, sem se dar conta, tem o sumo da casca respingado na pele. O cuidado com queimadura é sempre com proteção solar”, comenta Sodré.

Além do sol, é preciso tomar cuidado também com as micoses, causadas por fungos e bactérias. Infecções como furúnculo e impetigo são relacionadas pelo professor Celso, da mesma maneira que candidíase, no caso de micoses. Andar descalço e com pouca roupa facilita a entrada de larvas, como o bicho geográfico e bicho do pé.

Procurar beber bastante líquido, utilizar protetor solar, roupas que protejam a pele e evitar andar descalço são cuidados básicos para manter-se saudável durante os dias quentes de verão. Lembre-se que muito tempo longe de um local arejado e sem líquido provoca insolação, dores de cabeça e mal estar, além de facilitar o desenvolvimento de câncer de pele, que pode advir anos depois, por conta do efeito acumulativo dos prejuízos solares.