• Edição 064
  • 30 de novembro de 2006

Cursos e Palestras

De 30 de novembro - 10 anos PROJAD

Em comemoração aos 10 anos do PROJAD, o IPUB (Instituto de Psiquiatria) realiza conferências e debates sobre temas como políticas públicas de saúde mental no campo do uso abusivo de álcool e drogas. Panorama dos problemas com as drogas e a necessidade de uma abordagem plural e desafios para a política nacional sobre drogas diante do cenário internacional são outras questões a serem discutidas. As atividades acontecem de 30 de novembro a 2 de dezembro a partir das 15h.

O evento terá lugar no Auditório Leme Lopes, Av. Venceslau Brás, 71 - Campus da Praia Vermelha.


1° de dezembro - Palestra pelo dia mundial da luta contra a AIDS

A Liga Acadêmica de Neurologia e a Liga DIP, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, realizam palestra dia 1º de dezembro em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A apresentação aborda a questão das Manifestações Neurológicas da doença, e será proferida pelo professor Abelardo Araújo, especialista em Neuroinfecção, do Serviço de Neurologia.

A palestra acontece no auditório 10 E 34 (10º andar) do HUCFF, a partir das 12h, na Ilha do Fundão.


1º de dezembro - I GEASI


O I Seminário do Grupo de Estudos Interinstitucional em Enfermagem na Atenção à saúde do Idoso (GEASI) - avanços e desafios na perspectiva da enfermagem gerontológica acontece no dia 1 de dezembro de 8 às 12h no Auditório Vera Janacópulos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O GEASI é formado por docentes, graduandos e pós-graduandos das instituições: EEAN/UFRJ, EEAP/UNIRIO e EEAAC/UFF. O Seminário tem por finalidades divulgar o grupo, bem como as conquistas e desafios de sua implementação além de propagar as produções científicas na área da enfermagem no âmbito da Atenção à saúde do idoso e do envelhecimento.

O Auditório fica na Rua Dr. Xavier Sigaud, 290, Urca - RJ.

Para mais informações: http://www.geasi.com.br


2 de dezembro - curso de Conservação de Recursos e Gestão de Unidades

Oferecido pelo Programa de Capacitação e Atualização Profissional - PCAP, do Núcleo de Ciências Ambientais da UFRJ, o curso oferece aos profissionais de mercado, uma requalificação rápida e dinâmica em diversos temas, além de complementar a formação profissional de alunos nos períodos finais de suas graduações, abrangendo em seus cursos conteúdos pouco explorados nas grades curriculares e de extrema importância para os profissionais ligados às Ciências Ambientais.

Mais informações pelos telefones: (21)2562-6324 (21)2562-6325 (21)2562-6611 (21)2562-6719 (21)3976-8602 ou site http://www.nadc.biologia.ufrj.br/