• Edição 059
  • 25 de outubro de 2006

Agenda

Até dia 26 de outubro - inscrições para Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde

O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebe inscrições para Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde para o ano de 2007. O prazo é dia 26 de outubro. São três as linhas de pesquisa: Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde; Mediações socioculturais nas Ciências e na Saúde; e Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde. Informações pelo telefone (21) 2562-6345 ou pelo e-mail pos-grad@nutes.ufrj.br . Os editais estão disponíveis em www.nutes.ufrj.br

 

 


Abertas as inscrições para o Curso de Auditoria Ambiental da UFRJ

Estão abertas as inscrições para o curso de auditoria ambiental da UFRJ. O curso prepara o profissional para a carreira de Auditor Interno e/ou Auditor Líder (Lead Assessor), aptos a atuarem no planejamento, implantação e realização de auditorias em Sistemas de Gestão Ambiental com base na Norma NBR ISO 14001. É o único no Rio de Janeiro organizado de forma integrada, voltada para a qualificação de auditores de primeira, segunda e terceira parte incluindo ainda módulo de práticas em empresas.
Mais informações e inscrições no site http://www.nadc.biologia.ufrj.br/auditoria.htm


23 de outubro a 22 de novembro - Inscrições para Programa de Doutorado em Biofísica no IBCCF

Dia 23 de outubro iniciaram as inscrições para o ingresso no Programa de Doutorado em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de novembro. A seleção ocorre durante o período de 4 a 8 de dezembro de 2006. Mais informações  http://www.biof.ufrj.br/pos/


13 a 17 de novembro - Inscrição para mestrado e Doutorado 2007: Endocrinologia

Encontram-se abertas as inscrições para o Programa de Pós-graduação 2007 em Medicina na área de Endocrinologia.

Os interessados devem comparecer de 13 a 17 de novembro na Secretaria de Pós-graduação localizada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Mais informações pelo telefone 2562-2625.

 

 

 

 

 

 


Inscrições abertas para Curso de avaliação e tratamento das disfagias

Estão abertas as inscrições para o Curso teórico-prático de avaliação e tratamento das disfagias, ministrado pela professora Christiane Albuquerque, Coordenadora do Programa de Residência em Fonoaudiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE - UERJ).

O curso, realizado de 2 a 3 de dezembro, objetiva revisar os protocolos de exames e os exercícios utilizados no tratamento de disfagias. Para mais informações, acesse www.cirta.com.br ou ligue para 2495-5871.

 

 

 


Até 18 de novembro - Exposição Revolta da Vacina: Cidadania, Ciência e Saúde

Em novembro de 2004 completou 100 anos da Revolta da Vacina, insurreição popular ocorrida no Rio de Janeiro em oposição à lei da vacinação obrigatória proposta por Oswaldo Cruz como forma de combater as epidemias de varíola que corriqueiramente castigavam a capital do país. Marco da saúde pública brasileira, a Revolta da Vacina contempla uma série de aspectos de grande interesse para a historiografia tanto no que diz respeito às relações entre Estado e sociedade, quanto no que se refere à utilização do conhecimento científico como um dos pilares de sustentação de ações governamentais no campo social.

Nesta perspectiva, o centenário do movimento que questionou fortemente os mecanismos de intervenção do Estado, constitui-se em excelente oportunidade não só para repensarmos as múltiplas implicações que confluíram para a sua eclosão, como também para analisarmos parte das questões ainda não resolvidas na pauta dos problemas que afligem o país.

Tomando como ponto de partida o episódio de 1904, a Casa de Oswaldo Cruz, Museu da Vida e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos/Bio-Manguinhos, unidades integrantes do complexo Fiocruz, prepararam a exposição itinerante Revolta da Vacina: cidadania, ciência e saúde. O evento acontece, de terça a sábado, das 10hs às 17hs, até o dia 18 de novembro, no Centro Cultural da Saúde, localizado na Rua Marechal Âncora, s/n, Centro do Rio. Outras informações podem ser obtidas através do site www.ccs.saude.gov.br, pelo e-mail ccs@ccs.saude.gov.br, ou nos telefones 2240-5568/2845/2813.