• Edição 059
  • 25 de outubro de 2006

Ciência e Vida

Perigo no ar

Taisa Gamboa

Respirar é uma ação fundamental à sobrevivência de qualquer ser humano. A poluição do ar, porém tem gerado sérios riscos à saúde.  A mistura perigosa de gases residuais, poeira e outras pequenas partículas formadas na atmosfera tem provocado a deposição de substâncias nocivas no pulmão, provocando dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta, além de outros problemas.

Esse foi um dos temas abordados pela equipe do Instituto de Biologia, no Espaço Biogeodiversidade, localizado no Hangar da Ilha do Fundão, próximo ao Alojamento Estudantil da UFRJ, onde aconteceram muitas atividades relacionadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T). O assunto, atual e preocupante, foi abordado com uma exposição direcionada às crianças, e contou com gráficos e jogos que facilitaram o aprendizado e estimularam o interesse dos jovens.

No estande, os visitantes puderam obter informações a respeito de fenômenos alarmantes, como o efeito estufa e a chuva ácida, bem como dados sobre os principais poluentes da atmosfera, por exemplo o Monóxido de Carbono (CO) e o Dióxido de Enxofre (SO2). Através das atividades e jogos propostos, as crianças memorizaram com mais facilidade os nomes técnicos e receberam noções sobre os perigos a que estão expostas, quando respiram.

Cristina Nassar, responsável pela pesquisa, destacou a possibilidade de adquirir informações práticas sobre as substâncias maléficas presentes no nosso ar; como e onde encontrar esses elementos do dia-a-dia; e as formas de evitar sua liberação excessiva no ambiente. “Exposições como essa transmitem aos jovens um sentimento de coletividade e ajuda mútua. A idéia era motivar cada um a fazer a sua parte, afinal, todos respiramos o mesmo ar”, comentou a professora.

A poluição também foi o tema da Escola de Química (EQ) da UFRJ, durante a SNC&T. As queimadas na floresta Amazônica são as principais causas das alterações na composição da atmosfera da região, emitindo elevadas concentrações de gases e partículas, que ampliam as taxas de poluição. No estande do Espaço Química, uma exposição de fotos e imagens ilustrou o cenário atual da qualidade do ar na Região Amazônica.

Para a equipe de alunos da EQ, o importante era conscientizar os visitantes sobre os malefícios que o desmatamento provoca no meio ambiente e como essas conseqüências afetam a vida do homem na Terra.