• Edição 059
  • 25 de outubro de 2006

Cidade Universitária

Espaço Prefeitura da UFRJ

Horta e jardinagem: armas a favor da cidadania e na luta contra a fome

Taisa Gamboa

O Espaço Prefeitura da UFRJ, instalado no Hangar próximo ao alojamento dos estudantes da UFRJ, na Ilha do Fundão, funcionou como centro de divulgação das atividades relacionadas à jardinagem e à horticultura desenvolvidas dentro do Campus do Fundão. Através dele, foi possível conhecer toda a variada produção dos bolsistas e voluntários que fazem parte da equipe, responsável pelo estande montado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Horta Comunitária foi um dos destaques. O projeto de inclusão social criado pela universidade, tem contribuído para o desenvolvimento de uma ação cooperativa com a comunidade local de forma a erradicar a fome na região, com as plantações de alimentos e de plantas em geral. Outra iniciativa importante é o Florescer Fundão, que oferece cursos de jardinagem a jovens dependentes de servidores ativos e aposentados da UFRJ, bem como a trabalhadores terceirizados que prestam serviços à universidade, e moradores da Vila Residencial do Campus do Fundão.

A preocupação com a redução dos problemas sociais foi o que motivou Beatriz Emilião Araújo, diretora do Horto da UFRJ, a criar o Florescer. A partir de um projeto do Núlcleo de Ciências Ambientais (NADC), ela montou um projeto que oferece técnicas de jardinagem, e áreas afins, como a Oficina de Arranjos Florais. A colaboração de outras unidades da universidade permitiu a anexação de aulas de reciclagem, literatura e informática.

Como a maioria dos estudantes provém de áreas pobres da cidade do Rio, como a comunidade da Maré, a coordenação do projeto também conseguiu, junto aos seus parceiros, auxílio transporte, lanche e uma bolsa mensal de R$ 80. Tudo para garantir a assiduidade dos alunos no curso.

No estande da Prefeitura da UFRJ, os visitantes puderam ainda adquirir noções sobre os processos da jardinagem, botânica e ecologia; e aprenderam a transformar garrafas PET em vasos de planta. Além de apresentar a reciclagem enquanto meio de sustento, o espaço foi um convite à preservação ambiental e à cidadania.