• Edição 059
  • 25 de outubro de 2006

Notícias da Semana

Cultura, Ciência e Tecnologia: Tudo a ver

Atrações culturais que movimentaram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRJ

Taisa Gamboa

Na terceira edição Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a cultura também teve o seu espaço. Durante todos os dias do evento, o público presente no Hangar da Ilha do Fundão, onde foi realizada a maior parte das atividades da SNC&T, pôde apreciar as músicas executadas pelo grupo UFRJazz Ensemble, as apresentações da Companhia Folclórica do Rio e do grupo Poesia Simplesmente, além das oficinas de texto.

O repertório variado do UFRJazz incluiu canções do novo CD, “Paisagem Carioca”, uma parceria com a Rádio Mec, em comemoração aos 70 anos da emissora. O grupo, que surgiu nos quadros da Escola de Música da universidade, também participa de eventos externos. Segundo Geovane Desidério, trompetista da equipe há quatro anos, “o UFRJazz tem parceria com a prefeitura de Campinas, e um grande público nos Estados Unidos e na Alemanha”.

Sob a regência do maestro José Rua, os músicos lançaram três CDs, que foram vendidos durante as apresentações na SNC&T. O Espaço Vôo das Artes também ofereceu aos visitantes o espetáculo “Música do Forum”, reedição especial, que acontece às quintas-feiras no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Praia Vermelha.

Outra atração cultural da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi a apresentação da Companhia Folclórica do Rio. O grupo trouxe a exposição “Danças e Folguedos Populares dos Mares Brasileiros”, que une trechos do espetáculo “Pelos Mares da Vida”. O Projeto conta com aproximadamente 45 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da Escola de Educação Física e Desportos, que realizam um trabalho de pesquisa de campo para trazer à Universidade aspectos do folclore popular, nesse caso, relacionados especificamente ao mar.

Com boa música e muita dança, a atração animou a platéia. Há 19 anos a Companhia vem lutando contra dificuldades financeiras e estruturais. Apesar dos problemas, ela consegue realizar seu trabalho de divulgação do folclore na comunidade acadêmica e, sobretudo, em escolas da rede municipal.
                                                                                                                      
O Espaço Letras, Bibliotecas e Artes foi outro que ofereceu diversas atividades culturais que merecem destaque. O grupo “Poesia Simplesmente” fez uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana durante a SNC&T. Há quase três anos, os artistas das oficinas de poesia da Biblioteca Nacional se uniram com o objetivo de integrar poesia, música, performance e mímica. De acordo com o escritor Silvio de Castro, o nome foi inspirado em um bar de Santa Teresa chamado “Simplesmente”, onde os participantes se reuniram pela primeira vez.

A Faculdade de Letras e a Gráfica da UFRJ também participaram ativamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A equipe das duas unidades ofereceu aos visitantes a oportunidade de interagir com diferentes culturas e línguas através de práticas como o origami, a contação de histórias e o teatro. Na Oficina Literária, eles desenharam e escreveram sua história, e entraram em contato com idiomas como o hebraico e o árabe. Wolfgang Iser, coordenador do estande, acredita que o importante é lembrar que, a leitura e a escrita fazem parte do nosso cotidiano e, portanto, quanto mais desenvolvidas elas forem, melhor.