• Edição 056
  • 05 de outubro de 2006

Microscópio

De cara nova e em ritmo de festa

Isabella Bonisolo

Em comemoração ao seu sexagenário, o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) organiza nos dias 25 e 26 de outubro o evento científico “Nutrição, Ciência em perspectiva – 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro” que acontece simultaneamente nos auditórios Hélio Fraga e Rodolpho Rocco, no Centro de Ciências e Saúde (CCS) da UFRJ. O INJC já caminhava em ritmo de festa desde agosto, quando apresentou o seu logotipo totalmente reformulado.

Parte do evento será dedicada à rememoração da trajetória do INJC até os dias de hoje. Segundo Maria Letícia Galluzzi Bizzo, chefe do Departamento de Nutrição Social Aplicada e presidente do comitê organizador da programação científica, o papel do INJC no surgimento da nutrição no país foi fundamental. Credita o seu argumento com a recordação de que o idealizador e fundador do curso, professor Josué de Castro, foi um cientista de grande expressão nos anos iniciais da consolidação da nutrição como ciência.

- Denunciando o flagelo da fome em fóruns nacionais e internacionais – havendo sido, inclusive, dirigente da FAO (Food and Agriculture Organization) e indicado ao Prêmio Nobel – o professor Josué de Castro imprimiu ao Instituto de Nutrição a marca da pesquisa rigorosamente conduzida, do ensino de excelência e do compromisso social. Sua produção científica, assim como dos demais membros do Instituto, influenciou gerações de cientistas e profissionais engajados na sedimentação da nutrição como ciência a serviço do homem – declara com admiração a presidente do evento comemorativo dos 60 anos do INJC.

Quando fundado, em 1946, o Instituto tinha por ambição principal as pesquisas biológicas, econômico-sociais e tecnológicas na área de alimentação, além da formação de técnicos especializados e difusão de hábitos alimentares higiênicos. Sessenta anos após a sua criação, ocupa o primeiro lugar no ENADE, conta com um curso de mestrado de elevado conceito no CAPES há 20 anos, mantém parcerias científicas com inúmeras instituições internas e externas à UFRJ, o que afirma o INCJ como referência nacional na área de nutrição.

A segunda vertente temática do evento, realizada ainda no primeiro dia, aborda os avanços científicos recentes na nutrição. De acordo com a professora Letícia, em termos de pesquisas e publicações, o INCJ é um dos que está mais à frente no país, devido ao volume de captação financeira que recebe. “Temos ainda uma ação bastante importante na área de extensão que é o internato extensionista. Nesse projeto, um aluno fica alojado por um tempo em outro município do interior do Rio de Janeiro vivenciando a realidade de saúde do local”, revela a nutricionista. Para o dia 26, ficam reservados os debates que reunirão as perspectivas futuras entre nutrição, tecnologia e desenvolvimento social.

O evento comemorativo que discutirá o passado, presente e futuro da nutrição ainda contará com o lançamento do Concurso Nacional de Monografias Científicas para Graduandos da área e homenageará professores e funcionários técnico-administrativos.

Anteriores