• Edição 056
  • 05 de outubro de 2006

Cursos e Palestras

7 de outubro - Simpósio sobre Fibromialgia

A SOMA - Sociedade Médica de Acupuntura do Rio de Janeiro - convida médicos e estudantes de medicina para o Simpósio sobre Fibromialgia, no dia 7 de outubro. O evento começa às 8h, e será realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, na R. Mem de Sá, 197, Centro. Inscrições e informações pelos telefones 2618-0621 e 9624-7140.


17 de outubro - Simpósio Texto Didático e Formação Universitária

A Coordenação de pós-graduação do CCS realiza dia 17 de outubro, no auditório Hélio Fraga, o Simpósio Texto Didático e Formação Universitária. O evento, programado para às 8:30h, trás a discussão da importância do texto didático na formação universitária, apresentado por Isabel Martins, professora do NUTES, além de mesas de debate e o lançamento da coleção de livros Ciência e Saúde.

 

 


18 de outubro - Simpósio de Bioética e humanização na saúde

Em comemoração ao dia do médico, a Faculdade de Medicina promove, com o apoio do Diretório Central dos Estudantes Mário Prata e do Centro Acadêmico Carlos Chagas, o Simpósio de bioética e humanização na saúde. O evento ocorre no auditório Professor Hélio Fraga, no Centro de Ciências da Saúde, de 8:30 às 13h.

Com o intuito de ressaltar a multidisciplinaridade dos temas, foram convidados professores de diferentes áreas e de diversas instituições: Faculdade de Educação da UFRJ, pós-graduação em Bioética da PUC, Faculdade de Medicina da UFF e UFRJ, além do Diretor Geral e do Presidente da Comissão de Bioética do HUCFF.

A Coordenação de Atividades Educacionais do HUCFF entregará certificado para os inscritos que manifestarem interesse pelo e-mail marciacis@hucff.ufrj.br até o dia 16 de outubro.


De 20 a 21 de outubro - Simpósio Internacional de Disfunções Temporomandibulares e Dores Orofaciais

O grupo Odontologia Educacional realiza, de 20 a 21 de outubro, o Simpósio Internacional Disfunções Temporomandibulares e Dores Orofaciais, no Windser Barra Hotel e Congressos. Entre os palestrantes está o Prof. Maurice Vincent, do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Inscrições e outras informações podem ser encontradas no site www.odontologiaeducacional.com.br ou pelo telefax 2227-0391.

 

 


21 de outubro - Curso de Reciclagem em Ecocardiografia

O Instituto Nacional de Cardiologia vai realizar o Curso de Reciclagem em Ecocardiografia - Avaliação Hemodinâmica ao EcoDopplercardiograma, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Recife. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2265-2596. Outras informações podem ser obtidas no site  http://www.incl.rj.saude.gov.br/incl/paginas/curso_novo.asp


23 a 27 de outubro - V Semana de Atualização em Intoxicações Agudas

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT) do Rio de Janeiro, que funciona no HUCFF, realiza sua V Semana de Atualização em Intoxicações Agudas de 23 a 27 de Outubro. As apresentações acontecem a partir das 16:00h, no Auditório Halley Pacheco, no oitavo andar hospital.

O evento é aberto a profissionais e acadêmicos das áreas de Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Enfermagem. As inscrições devem ser feitas pela CAE, no 12º andar, ou pelo telefone 2562-6010. Outras informações pelos telefones 2573-3244 e 2290-3344.