• Edição 056
  • 05 de outubro de 2006

Agenda

6 de outubro – Novo site do NESC sobre ASSÉDIO MORAL

Assédio moral no ambiente de trabalho é o tema do site www.nesc.ufrj.br/assediomoral que será lançando nesta sexta-feira (6/10), às 13h, pelo Nesc (Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva), em parceria com o Sintufrj (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ). O evento será na sub-sede do sindicato, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

Segundo a professora Marisa Palácios, uma das coordenadoras do projeto, a proposta do site é criar um espaço de interação sobre o assédio moral no trabalho entre a UFRJ, outras instituições de pesquisa e a população e suas organizações.

“Queremos contribuir para a construção de novas e saudáveis formas de relações de trabalho, especialmente no âmbito do Serviço Público, a fim de preservar a saúde, a integridade psicofísica e a dignidade dos servidores públicos. Esse é o papel das instituições de pesquisa, especialmente das públicas, que têm compromissos com a construção permanente de uma sociedade mais solidária e mais justa. Nossa proposta é aproximar a equipe de pesquisa da população, tornando essa relação mais interativa e transparente”, adianta a professora.


11 de outubro – Festa de inaugurações na Microbiologia

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes inaugura, dia 11 de outubro, às 14h, um elevador para portadores de necessidades especiais; uma nova rede de informática; a nova sala da diretoria; o Centro de Extensão em Microbiologia (CEM); e nove laboratórios.

Além disso, o setor de Epidemiologia de Doenças Infecciosas, o Laboratório Stefen Hawking e o de Biofinformática, além do Instituto Virtual da Dengue do Estado do Rio serão reinaugurados. O Instituto de Microbiologia da UFRJ está localizado no bloco I do Centro de Ciências da Saúde, na Ilha do Fundão. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2562-6740 e 2560-8344.

17 de outubro – Lançamento dos livros da coleção Ciência e Saúde

No dia 17 de outubro, no simpósio Texto Didático e  formação universitária, será lançada a nova coleção de livros Ciência e Saúde. A coletânea conta com os livros: Religiões Pentecostais e saúde Mental no Brasil, de Ana Elisa Bastos, professora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB); Fazer Ciência e Pensar a Cultura: Elementos para Pensar o Mundo Moderno, de Eliane Brígida, professora do Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES);  e Psicopatologia Hoje, de João Ferreira Filho, do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA). O lançamento acontece no auditório Hélio Fraga, no 2°andar do bl. K do Centro de Ciência e Saúde (CCS), às 11h.


Até 17 de outubro – Inscrições para Treinamento em Monitorização Hemodinâmica

A Divisão de Enfermagem do HUCFF oferece treinamento em Monitorização Hemodinâmica, com a enfermeira Simone Machado. A aula acontece no dia 19 de Outubro, de 8 às 12h, no Auditório Alice Rosa (12º andar).

As inscrições acontecem de 2 a 17 de Outubro, na sala 5E22 da DEN (5º andar), e os interessados podem entrar em contato com os telefones 2562-2543 e 2562-2687 para outros esclarecimentos. É importante destacar que o treinamento está aberto para Enfermeiros e Acadêmicos de Enfermagem em geral.


Até dia 6 - 1° Simpósio de Reconstrução na Cirurgia do Câncer da Face

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) vai realizar, em 21 de Outubro, o 1° Simpósio de Reconstrução na Cirurgia do Câncer da Face. O evento é voltado para especialistas, estudantes e residentes de Cirurgia Plástica, Odontologia, Cabeça e Pescoço e Dermatologia. As apresentações acontecerão a partir das 8h, no Auditório Mocayr Santos Silva, no 8º andar do INCA - Praça da Cruz Vermelha, 23. As inscrições são gratuitas e vão até 6 de Outubro, pelo site www.inca.gov.br


Dia 10 - Encontro Saúde e Educação para a Cidadania

A Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro promove o Encontro Saúde e Educação para a Cidadania, no próximo dia 10 de outubro.

O evento, que é também um desdobramento da revista Saúde e Educação para a Cidadania, tem como objetivo possibilitar o intercâmbio com as Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro e com organizações não-governamentais, através do trabalho sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em Saúde e Educação, junto aos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro e as organizações não-governamentais interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone (21) 2562-6704, pelo fax (21) 2270-1749 ou pelo e-mail extensao@ccsdecania.ufrj.br.


Até dia 15 – Inscrição para o II Congresso Nacional de Psicologia

As inscrições para o II Congresso Nacional de Psicologia, iniciativa da Faculdade Maurício de Nassau, encerram dia 15 de outubro. O evento, que nesse ano tem como tema geral a Atenção à saúde na perspectiva interdisciplinar: atualidades e diversidades, acontece de 26 a 28 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda/PE). Informações e inscrições pelo site www.mauricionassau.com.br


Até dia 16 - Simpósio de Bioética e humanização na saúde

Realizado pela Faculdade de Medicina da UFRJ o Simpósio, que acontece dia 18 de outubro, no auditório Hélio Fraga, no 2° andar do bl. K do CCS, tem como público-alvo professores e alunos da área de saúde. O evento terá início às 8h30, com uma mesa de abertura e contará ainda com duas mesas redondas, com a participação de grandes mestres da medicina do Estado do Rio.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de outubro, na CAE do HUCFF, no 12° andar do hospital, ou pelo e-mail marciacis@hucff.ufrj.br. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2562-6010/2860.

 

 


Até 21 - Inscrições para curso de especialização do IPUB

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) abre o curso de especialização neurociências e longevidade para graduados em medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social, musicoterapia ou educação física. Com carga horária de 360 horas, o curso ocorre aos sábados, de 8 às 17h.

São necessários para participar da seleção, fotocópias autenticadas do diploma de graduação e da carteira de identidade e currículo. Não serão aceitas as inscrições feitas via fax, correio eletrônico ou internet. Demais informações pelos telefones 2295-5549 / 3449, ramal 226, pelo e-mail cursoespeciz@ipub.ufrj.br ou no site http://www.ipub.ufrj.br/espec_neuro.htm.

25 e 26 de outubro - Nutrição, Ciência em Perspectiva - 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro promove o evento científico Nutrição, Ciência em Perspectiva - 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro, em 25 e 26 de outubro de 2006.

O evento contará com três eixos temáticos: narrativas do passado: histórico sobre a trajetória do INJC; nutrição no presente, um projeto em construção: avanços recentes no conhecimento nutricional; perspectivas futuras: nutrição, ciência, tecnologia e desenvolvimento social. No encontro será lançado um Concurso Nacional de Monografias. Informações e inscrições (gratuitas) pelo http://www.nutricao.ufrj.br/60anos, ou através dos telefones 2562-6679 e 2560-8293.


Inscrições abertas - II Simpósio sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS)

A segunda edição do Seminário sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, SAPIS, realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2006, pelo Programa Eicos/IP da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parcerias com outras instituições de pesquisa, à Av. Pasteur, 250 (Campus da Praia Vermelha - R.J), já está com as inscrições abertas.
O II SAPIS visa dar continuidade ao primeiro encontro, realizado em 2005, para promover a discussão das questões relacionadas ao tema da inclusão social, proporcionar o intercâmbio crítico de experiências de pesquisas e projetos, discutir metodologias, e contribuir para a construção de uma rede de pesquisadores no ramo.

Para informações complementares sobre o evento, inscrições, normas de encaminhamento de trabalhos e demais esclarecimentos, acesse o site www.ivt-rj.net/sapis ou entre em contato pelo e-mail eventosapis@yahoo.com.br.


De 23 a 27 - V Semana de Atualização em Intoxicações Agudas

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT) do Rio de Janeiro, que funciona no HUCFF, realiza sua V Semana de Atualização em Intoxicações Agudas de 23 a 27 de Outubro. As apresentações acontecerão a partir das 16h, no Auditório Halley Pacheco, no 8º andar do hospital.

O evento é aberto a profissionais e acadêmicos das áreas de Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Enfermagem. As inscrições devem ser feitas pela CAE, no 12º andar, ou pelo telefone 2562-6010. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2573-3244 e 2290-3344 (24 horas).