• Edição 055
  • 28 de setembro de 2006

Saúde e Prevenção

Saia da tela

Saiba um pouco sobre a síndrome da visão do usuário do computador

Taisa Gamboa

Como em qualquer outro animal, os olhos do ser humano, em sua origem, dentre outras funções, são qualificados para a busca de alimentos e vigília quanto à presença de inimigos. Hoje, a visão é utilizada para uma gama enorme de finalidades, como a visualização ininterrupta da tela do computador, na maioria das vezes com luz inadequada.

Ver uma imagem na tela do monitor é bem diferente de observá-la no papel. Sem a luz ambiente, por exemplo, o papel pára de refletir a luminosidade e a pessoa não consegue visualizar o que está na folha. As imagens do computador, ao contrário, continuarão sendo vistas, e sem nenhum tipo de filtro, pois o monitor emite luz diretamente para os olhos. O hábito cotidiano de usar o computador é uma ameaça à visão.

De maneira geral, o cansaço ou estresse devido a uso intenso e inadequado da musculatura responsável pelos movimentos do globo ocular; pelo abrir e fechar dos olhos; e por regular a entrada da luz que atingirá a retina, são os responsáveis pelo desenvolvimento dos sintomas da Síndrome da Visão do Usuário de Computador.

De acordo com Luciano Gonçalves, professor de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, fotofobia, dor de cabeça, secura, vermelhidão e ardência nos olhos são as reclamações mais freqüentes de 70 a 90% dos usuários de computador. O professor destaca que, depois de passar horas diante de uma tela que emite mais de 16 milhões de cores, não nos damos conta de que o movimento automático de piscar diminui em função da atenção que prestamos ao que estamos vendo. O cansaço visual nos perturba, os olhos ficam irritados e perdemos a concentração. Por isso, piscar o olho é fundamental.

Normalmente, esses problemas são causados pelo esforço visual para corrigir um erro de refração, tal qual o astigmatismo e hipermetropia. Quanto mais tempo o portador dessas doenças permanecer sem os óculos diante do monitor, mais chances tem de relatar a síndrome. A ocorrência dos sintomas pode estar relacionada tanto com a qualidade da imagem, como ao tremor na tela.

Segundo o oftalmologista, nem todo usuário de computador, entretanto, desenvolve a síndrome, mas é aconselhável manter o olho longe da tela por, pelo menos, dez minutos, após cada duas horas diante do monitor, tempo máximo indicado. “O ideal é que as pessoas, principalmente crianças, que utilizam os computadores por várias horas seguidas, façam um exame oftalmológico completo para descartar vícios da refração. A utilização de lubrificante ocular, óculos e tela de proteção também podem ser úteis”, complementou Luciano Gonçalves.

É fundamental destacar que as doenças oftalmológicas não surgem a partir do uso excessivo do computador. O que acontece é um agravamento de problemas já existentes, em função das razões e sintomas já citados.

Anteriores