• Edição 054
  • 21 de setembro de 2006

Microscópio

Nutrição - Ciência em perspectiva

Taisa Gamboa

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) completou 60 anos de fundação. Em comemoração à data, uma série de eventos foi programada, inclusive a reformulação da logomarca do Instituto, lançada em agosto. Agora, um encontro será realizado para discutir questões relevantes sobre o ensino e atuação da nutrição no passado, presente e futuro da especialidade.  A UFRJ promove, nos dias 25 e 26 de outubro o evento científico Nutrição, Ciência em perspectiva – 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), que acontece nos auditórios Hélio Fraga e Rodolpho Paulo Rocco, no bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a partir das 9horas.

O objetivo da reunião é ampliar o debate científico e propiciar uma análise histórica e contemporânea dos rumos acadêmicos e tecnológicos da ciência da nutrição no Brasil, com especial ênfase na trajetória do INJC. O surgimento e atuação do Instituto constituiu-se em  marcos do processo de expansão da nutrição no Brasil, como campo profissional e como área de pesquisa. Do ideário da unidade galgaram inquéritos alimentares, fundamentos de políticas públicas, bem como pesquisas sobre alimentos nacionais e doenças da nutrição, contribuindo para a afirmação das bases científicas da nutrição e da identidade profissional. O evento em tela visa resgatar essa trajetória, por meio dos depoimentos de antigos atores desse processo. 

Tendo em vista que a aliança entre nutrição e desenvolvimento social ainda se apresenta como perspectiva a ser conquistada, modos inovadores de promoção do desenvolvimento social através da alimentação e nutrição devem ser postos em pauta. Cabe aos pesquisadores a análise do modelo vigente e discussão dos fatores sociais, econômicos e tecnológicos que delineiam o desenvolvimento futuro da ciência da nutrição, os quais devem ser incorporados aos objetivos técnico-científicos da nutrição brasileira.

Na ocasião, será lançado também o Concurso Nacional de Monografias em Nutrição, numa expansão do plano de construção de um novo projeto político e pedagógico para o ensino universitário. Para a professora Elizabeth Accioly, diretora do Instituto, momentos como esse são fundamentais para que a comunidade acadêmica relembre os momentos de perseguição durante a ditadura militar e o processo de sucateamento do aparelho público. “É uma ótima oportunidade para destacar o papel transformador da universidade na sociedade”, destacou, em seu discurso de posse.

As inscrições para o encontro e demais informações podem ser obtidas através do endereço http://www.nutricao.ufrj.br/60anos, ou através dos telefones 2562-6679, 2560-8293, ou 8623-8541.

Anteriores