• Edição 050
  • 24 de agosto de 2006

Cursos e Palestras

25 de agosto - Curso Técnicas para melhoria dos Processos de Trabalho

Estão abertas as inscrições para o curso Técnicas para melhoria dos Processos de Trabalho, oferecido pelo Serviço de Treinamento e Desenvolvimento do HUCFF. A aula, que é gratuita, será dada no dia 25 de Agosto (sexta-feira), das 08h às 17h.

Os interessados têm até o dia 24 de Agosto (quinta-feira) para procurar o STD, na sala 1D 42 (1º andar). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 15:00h.


28 de agosto – III Seminário de Especificidades no Tratamento do Tabagismo

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro promove o III Seminário de Especificidades no Tratamento do Tabagismo, que acontece no dia 28 de agosto, de 9h às 18h, como parte das iniciativas comemorativas do Dia Nacional de Luta contra o Tabagismo (29/8/06).

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da UFRJ (NETT) foi convidado a fazer duas Palestras para o público de profissionais de saúde: Sobre como manejar a RECAÍDA no Tabagismo (proferida por Alberto Araujo) e Tabagismo e Mulher (proferida pela mestranda do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESC) e integrante da equipe do NETT - Dra Marcia Trotta).

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Mais informações sobre o evento e inscrição pelo telefone 2503-2211 ou pelo email tabagismo@rio.rj.gov.br


28 de agosto a 1º de setembro - III Congresso de Psicologia da UFRJ

Dia 27 de agosto comemora-se o dia do psicólogo e para festejar a data o Instituto de Psicologia da UFRJ preparou uma extensa programação que irá reunir e parabenizar profissionais e estudantes da área. De 28 de agosto a 1º de setembro acontecerá, no Campus da Praia Vermelha, o III Congresso de Psicologia da UFRJ. As inscrições podem ser realizadas no local do evento, no Instituto de Psicologia, Pavilhão Nilton Campos, na avenida Pasteur, 250. Haverá certificado para quem obtiver 50% de freqüência nas atividades.

Durante o congresso, que iniciará às 9h30min e irá até a noite em todos os dias, os participantes poderão acompanhar palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades culturais, com participação dos Cancioneiros do Ipub, Harmonia Enlouquece e Pirei na Cena.

Consulte a programação no site do Instituto de Psicologia www.psicologia.ufrj.br . Mais informações pelo e-mail psicoufrj2006@gmail.com. A entrada é franca.


30 de agosto - Curso de Atualização na Política Nacional de Humanização

O INCA, através da Coordenação do HumanizaINCA, informa que estará realizando o Curso de Atualização na Política Nacional de Humanização. O objetivo é fortalecer os GTHs - Grupos de Trabalho de Humanização, nas Unidades Hospitalares do INCA e expandir a implementação dos dispositivos da PNH, com vistas ao desenvolvimento das experiências de gestão compartilhada dos cuidados e dos serviços de saúde no campo da Oncologia.

A UFRJ fará parte do projeto através de um participante indicado pelo IPPMG, mas as duas primeiras aulas poderão ser assistidas por convidados. A sessão de abertura acontecerá no dia 30 de agosto, com exposição de Regina Benevides sobre os Marcos teórico-políticos da PNH. No dia 06 de setembro, Gastão Wagner de Sousa Campos falará sobre Clínica e Saúde Coletiva Compartilhadas. 

Outras informações podem ser obtidas no telefone 2506-6727 ou pelo e-mail humaniza.inca@inca.gov.br


31 de agosto – Metodologia qualitativa

O Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição realiza um seminário em Metodologia qualitativa - O que é análise qualitativa?.

A proposta é que os participantes discutam textos previamente selecionados buscando transferir os conteúdos para prática de suas atividades/demandas de pesquisa.

Informações: mpeixoto@nutes.ufrj.br

 

 


5 de setembro -  10ª Conferência Geral da Third World Academy Sciences - Academia de Ciências do Terceiro Mundo – (TWAS)

A TWAS é uma organização não-governamental, fundada em Trieste, na Itália, em 1983, por um grupo de cientistas de países do Hemisfério Sul, e foi oficialmente apresentada pela Secretaria Geral das Nações Unidas, em 1985. Sua missão é promover excelência científica e possibilidades de desenvolvimento científico nos países do Sul e atualmente possui 480 cientistas associados de 62 países do Sul e 13 de países do Hemisfério Norte.

Os professores Jennifer Lowe e Marcelo Einicker Lamas, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) foram selecionados, como jovens pesquisadores, para apresentação de trabalhos na 10ª Conferência Geral da Third World Academy Sciences - Academia de Ciências do Terceiro Mundo – (TWAS), que acontece dia 5 de setembro em Angra do Reis.