• Edição 048
  • 10 de agosto de 2006

Microscópio

A Ciência vai à rua

Fabíola Ortiz, AgN Praia Vermelha

A 3ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2006 vai ocorrer dos dias 16 a 23 de outubro, com o tema Criatividade e Inovação. Há dois meses do início das atividades, os preparativos estão a todo o vapor. A coordenadora da Casa da Ciência, Fátima Britto, à frente da organização do projeto de Eventos Integrados nas ruas do Rio de Janeiro, explica tudo sobre a Semana.

— A idéia da Semana é fazer o trabalho de popularização da ciência através de todas as instituições de ensino e pesquisa, ONGs e empresas, divulgando para o público pesquisas e trabalhos científicos. O evento acontece anualmente no mês de outubro desde 2004, é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e em 2005 foram 844 instituições que participaram em 332 municípios diferentes — informa Fátima.

Ela explica que cada estado é o responsável por definir as formas pela qual vai trabalhar, “esse ano a atividade integradora é Criatividade e Inovação em comemoração ao centenário do vôo do 14 bis, de Santos Dummont e suas contribuições para o desenvolvimento da aviação”. Segundo a coordenadora da Casa da Ciência a idéia é buscar o lado criativo e inovador das instituições, “tudo o que elas têm para mostrar ao público abrindo suas portas e desenvolvendo atividades práticas”.

O objetivo é mobilizar a população em geral, crianças e jovens, em torno da importância da ciência e da tecnologia; a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas além de suas aplicações. “Estimular a troca de experiência e um canal maior de comunicação entre a instituição e a sociedade. A perspectiva é atingir muitos jovens para dar mais informação sobre as tecnologias e o significado que a ciência tem para a vida do indivíduo”.

Este ano, no estado do Rio de Janeiro, a expectativa é que o evento cresça ainda mais e atinja um número bem maior de municípios além de envolver mais universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas.

Quem coordena as atividades no país é a Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCT através do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia. A organização também conta com a participação de governos estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa e entidades ligadas à ciência e tecnologia, escolas públicas e privadas e entidades da sociedade civil.

Durante a Semana, a programação é extensa: dias de Portas Abertas em instituições de pesquisa e universidades, feiras de ciência, eventos e oficinas para o público em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, concursos para crianças e jovens, palestras e discussões públicas sobre temas científicos de interesse geral, jornadas de iniciação científica, entrevistas, debates e documentários nos meios de comunicação sobre temas de ciência e tecnologia.

Atividades

No Campus da Praia Vermelha serão realizadas atividades em uma tenda de 1.500m² no período de 17 a 23 de outubro (de 8hs às 18hs). O público estimado é cerca de 15.000 visitantes. Estarão presentes diversas instituições como o Instituto Benjamin Constant, o Serviço Geológico do Brasil, o Museu de Ciências da Terra, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), IME, TV Pinel, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e várias unidades da UFRJ.

Nos dias 18 e 19, o Centro de Ciências da Saúde (Fundão) sedia um encontro de alunos do ensino médio com profissionais da UFRJ. Serão dois dias de palestras, apresentadas por docentes, sobre todos os cursos de graduação e mais dois dias (20 e 21 de outubro) para visitas aos Hospitais (Instituto de Puericultura Martagão Gesteira, Instituto de Neurologia e Hospital São Francisco de Assis), Unidades da UFRJ (Instituto de Economia; Instituto de Psicologia; Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD); Observatório do Valongo e Fármacia Universitária) e Laboratórios (do Instituto de Física; da Escola Politécnica; da COPPE; Instituto de Macromoléculas; Escola de Química; Núcleo de Computação Eletrônica (NCE); Instituto de Ciências Biomédicas; Instituto de Biologia, Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais; Instituto de Biofísica; Instituto de Microbiologia; Escola de Educação Física; Instituto de Química; Instituto de Matemática; Instituto de Geociências, Instituto de Nutrição e Centro de Referência Tecnológica / Embratel).

Para mais informações acesse o website da Comissão do MCT no Rio de Janeiro:

http://semanact2006.mct.gov.br

Anteriores