• Edição 047
  • 03 de agosto de 2006

Saúde em Foco

Semana da amamentação começa com informações

Panfletagem sobre aleitamento

Colaboração de Monique Queiroz

Começou ontem a Semana Mundial da Amamentação, com o objetivo de facilitar o acesso à informação de gestantes e mães sobre a importância de gestantes e mães sobre a importância do aleitamento materno para o bebê. Foram distribuídos panfletos para toda a população. Todos os postos de saúde do município do Rio de Janeiro estão capacitados para tirar qualquer tipo de dúvidas que as futuras mães poderão ter.

De acordo com o pediatra José Vicente, que participou do atendimento por telefone na manhã de ontem, a principal dúvida das gestantes é sobre a flacidez dos seios após a amamentação, o leite fraco e a principal preocupação das mães são com a parte estética.

A gestante Márcia Helena de Freitas, 30 anos, que está grávida de cinco meses, revelou que acha o leite materno muito importante para a criança e que pretende amamentar o próximo filho até que ele deixe o peito.

- Eu amamentei a minha primeira filha até os dois anos de idade e me preocupei mais com a saúde da minha filha do que com a estética. A estética eu deixei pra depois – revelou a gestante.

De acordo com os estudos da Meternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as taxas  de aleitamento materno no Brasil vêm crescendo, apesar de ainda serem insatisfatórias. A desinformação ainda é um dos grandes obstáculos na busca pela melhoria desses números.

Assim, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno tem sido uma grande arma, já que não permite que a falta de conhecimento dos leigos seja usada como instrumento da publicidade.

Esse código faz a regulação da publicidade de produtos que disputam o mercado com o leite materno como leites de vaca modificados. Além do código, há outras 11 resoluções da Assembléia Mundial de Saúde, que foram aprovadas para esclarecer confusões e tratar de outras ameaças à saúde dos lactentes e crianças na primeira infância.

Completando 25 anos, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que está sendo realizada em mais de 120 países.

- A Semana é muito importante porque mostra que a amamentação é uma responsabilidade de toda a sociedade. É uma questão ampla e interdisciplinar. O tema da Semana já foi a questão econômica, ecológica, feminista, direito do trabalho. Neste ano, o tema é de 25 anos do código – declarou o pediatra da Maternidade-Escola Marcus Renato de Carvalho.

A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, que disponibilizou o atendimento às gestantes, continuará com serviço de tele-atendimento até o fim da Semana Mundial de Amamentação, que termina no próximo dia 7. As pessoas que quiserem tirar qualquer dúvida devem se dirigir a um posto de saúde ou ligar para o número (21)2531-3313, onde um membro do Comitê de Aleitamento Materno estará atendendo as ligações das 9h às 12h e das 13h às 16h.


Povo do Rio
02/08/2006