• Edição 044
  • 13 de julho de 2006

Cidade Universitária

Revitalização

Oficinas da Prefeitura trabalham a todo vapor na nova sinalização do Fundão

Com a aprovação pelo Conselho Universitário da UFRJ, em nove de março deste ano, do projeto que dá nome as avenidas, ruas e demais logradouros da Ilha do Fundão, as oficinas da Prefeitura Universitária entraram em ritmo industrial para a produção da nova sinalização do campus que incluirá os novos nomes. O projeto, iniciativa da Prefeitura, integra um conjunto de ações que objetivam revitalizar e modernizar os espaços da Cidade Universitária, entre elas a renovação do mobiliário urbano (abrigos de pontos de ônibus, placas de orientação de fluxo, placas de localização, sinalização normativa de trânsito e módulos para divulgação de atividades), a recuperação integral das pistas asfálticas e respectiva sinalização horizontal, e a remodelação dos jardins dos canteiros centrais e rótulas das vias. Todas as divisões da PU estão envolvidas na elaboração e execução dos projetos, formando uma verdadeira força-tarefa.

A necessidade em se implantar um projeto que desse nome as vias do Fundão é antiga. Ao longo dos anos várias propostas foram encaminhadas, mas as exaustivas discussões acabaram deixando o projeto em segundo plano. Com isso, as dificuldades de localização e de endereçamento beiraram ao insuportável. Transportadoras que nem sempre conseguem fazer suas entregas, após longa via-crúcis pelas portarias dos prédios espalhados pelo Fundão. Correspondências que não chegam ao seu destino em tempo hábil, ou nunca chegam, pois nem sempre os Correios ou a Divisão de Comunicação – Dicom da UFRJ conseguem identificar corretamente o destino, às vezes pela simples inexistência de um CEP. Visitantes, calouros, clientela dos hospitais e de outros serviços da Universidade perdidos entre grandes espaços e avenidas que poucos sabem se é a 1 ou a 2.

Após um ano exato de discussões, este cenário começa a mudar. A proposta aprovada pelo CONSUNI prevê inicialmente a identificação de 28 logradouros. Os nomes escolhidos são de professores e funcionários que em sua trajetória foram capazes de influir de forma decisiva nos rumos da Instituição. Muitos, inclusive, foram além e servem como exemplos de educadores e homens públicos. Alguns locais ainda permanecerão com a denominação numérica, o que permitirá à UFRJ fazer novas homenagens daqui por diante.

A Avenida 1, principal eixo da Cidade Universitária, que tem início na rótula da Prefeitura (agora Praça Edson Abdalla Saad) e ultrapassa a rótula da Reitoria (agora Praça Samira Nahid Mesquita) passa a se chamar Avenida Horácio Cintra Macedo, em Homenagem a um dos mais importantes Reitores da UFRJ que em sua gestão, além de modernizar a estrutura administrativa da instituição e as relações da mesma com a sociedade, teve papel importante no processo que determinou a Autonomia Universitária na Constituição Brasileira, promulgada em 5 de outubro de 1988.

A equipe de Programação Visual da Prefeitura foi responsável pela criação e elaboração do projeto gráfico e executivo de toda sinalização, incluindo as placas que identificarão as ruas. A idéia básica era de que todo o material pudesse ser produzido nas oficinas da Prefeitura, levando-se em conta custo, praticidade e manutenção. Todas as placas são confeccionadas em resina e tratadas com verniz anti-pichação, o que facilita a recuperação caso sejam alvos de vandalismo. As oficinas da Divisão de Operações estão confeccionando as peças e junto com as equipes das Divisões de Manutenção e Redes já iniciaram as instalações na Rua Rodolpho Paulo Rocco, que está servindo de piloto do projeto global para o Fundão.

Os demais homenageados que darão nome aos logradouros da Cidade Universitária são os seguintes: Avenida Pedro Calmon Moniz, Avenida Athos da Silveira Ramos, Avenida Carlos Chagas Filho, Rua Hélio de Almeida, Rua Raymundo Augusto Moniz de Aragão, Rua Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro, Rua Maurício Joppert da Silva, Rua Paulo Emídio de Freitas Barbosa, Rua Milton Santos, Rua Maria Paulina de Souza Lomba, Largo Wanda de Oliveira, Rua Otávio Catanhede, Rua Bruno Lobo, Rua César Pernetta, Rua Maria Dolores Lins de Andrade, Rua Luís Renato Caldas, Rua Pascoal Lemme, Rua Manoel Frota Moreira, Rua Mariano Augusto de Andrade, Avenida Celso Cunha, Rua Afrânio Coutinho, Praça Jorge Machado Moreira, Praça Giulio Massarani, e Praça Edgar de Magalhães Gomes.

Matéria retirada do boletim eletrônico da Prefeitura Universitária da UFRJ