• Edição 043
  • 6 de julho de 2006

Argumento

Discussões à vista

Mariana Elia

O Plano Qüinqüenal de Desenvolvimento Institucional (PDI) vem sendo discutido nas diversas instâncias da Universidade em reuniões com a Reitoria. Os estudantes entretanto não têm manifestado interesse sobre o assunto o qual ainda tem conhecimento muito incipiente.

Segundo a integrante do Centro Acadêmico de Medicina Carlos Chagas, Letícia Hastenreiter, o CA ainda não organizou nenhuma reunião específica sobre o assunto, mas pretende fazê-lo ainda esse ano. “Algumas questões foram discutidas durante as campanhas para eleição do DCE, Diretório Central dos Estudantes, mas com certeza promoveremos debates no próximo semestre”.

Ainda que não tenha uma opinião formalizada sobre o assunto, Letícia diz que a maioria dos integrantes do CA, que participou também da eleição do DCE na chapa 2, tem uma visão semelhante. “Temos um olhar mais crítico que o da chapa vencedora da eleição. Alguns pontos são bastante questionáveis, apesar de ser levantada constantemente a defesa da universalidade e da manutenção do caráter público da UFRJ”, diz a estudante do sétimo período.

A consolidação das atividades de ensino a distância, a cessão de espaços para aluguel por empresas particulares e construção de shopping centers e hotel são os principais pontos criticados pelo Centro Acadêmico. Segundo a estudante, o ensino universitário não se restringe a aulas de conteúdo programático e o aluno nessas condições perde aulas práticas e a vida política da universidade. “Todo o vínculo professor-aluno e a integração com outros estudantes ficam bastante prejudicados com o ensino a distância. A pesquisa e extensão, que integram o conceito de universidade, também são perdidas”, lamenta.

O aluguel de espaços públicos para empresas particulares já ocorre na universidade. “Restaurantes, cabeleireiros e agências de viagens ocupam espaços, enquanto existem cursos sem salas de aulas suficientes”, diz Letícia, que lembra ainda: “existe, no Hospital Universitário, uma seção particular, que atende a planos de saúde”. Em relação à construção de shopping centers, que proporcionariam mais segurança e circulação ao campus do Fundão, a estudante ri e completa “a UFRJ não é lugar para esses empreendimentos”.

O Plano propõe a revitalização da área não ocupada do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), conhecida por “perna seca”, além das construções de uma biblioteca central, um arquivo e um grande auditório na Ilha do Fundão, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Letícia duvida, no entanto, da possibilidade de reaproveitamento da área do HUCFF, justificando falta de estrutura local, verba pública e vontade política dos responsáveis.

Dessa forma, os estudantes estão ainda tomando conhecimento da proposta do PDI. As críticas devem ser levadas em forma de contra-projeto à Reitoria, mas serão realizados debates entre os estudantes e Centros Acadêmicos antes de sua elaboração final.