• Edição 043
  • 6 de julho de 2006

Cidade Universitária

Programa alfabetiza servidores da Prefeitura

Geralda Alves

O programa de Alfabetização da Pró-reitoria de Extensão (PR-5) realizou dia 29 de junho a  cerimônia de conclusão da primeira etapa de alfabetização voltada para Jovens e Adultos. Entre os 100 formandos, 12 eram funcionários da Prefeitura Universitária que se emocionaram muito durante a festa. Segundo o prefeito Helio de Matos, certamente, depois dessa formatura serão outras pessoas. “Conversando com alguns deles vejo que algo em cada um mudou. Falam com entusiasmo de enfrentarem agora o ensino médio.”

O prefeito colocou o auditório do Horto da Prefeitura Universitária, com 50 cadeiras, banheiro, copa com água e café, à disposição da PR-5 para alfabetizar novas turmas. “O trabalho da PR-5 tem o papel de ajudar  a cumprir a meta de nos nossos próximos cinco anos termos todos os nossos servidores com o ensino médio. A Prefeitura como maior órgão da Reitoria em número de servidores e também com o maior contingente para cumprir essa meta está se envolvendo nesse trabalho.

Desde 2004 cerca de 80% dos alunos inscritos no projeto conseguem ser alfabetizados e 50% atingem os graus mais elevados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf). “Entrei um julho de 2004 para a Prefeitura Universitária e hoje ao completar dois anos na direção, vejo essa, a maior missão que temos a cumprir. Temos hoje uma Assistente Social na Seção de Pessoal que soube convencer alguns de nossos funcionários, que necessitam ser alfabetizados, a comparecem na cerimônia. E hoje sentimos que outra turma poderá ser formada pela Prefeitura”, finaliza o prefeito com entusiasmo.