• Edição 042
  • 29 de junho de 2006

Cursos e Palestras

30 de junho – Especialização em Enfermagem

imagem tome nota

O III Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública terá suas inscrições encerradas no dia 30 de junho. Com o objetivo de capacitar o enfermeiro para atuar em unidades de Saúde Pública e comunidades, visando também capacitar o enfermeiro para o desenvolvimento de programas e estratégia de saúde, a Escola de Enfermagem Anna Nery oferece o curso dividido em dez módulos sob a coordenação das professoras Maria Helena Souza e Elisabete Paz. O III Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública começa dia 19 de agosto, com aulas quinzenais aos sábados. Mais informações pelo telefone (21)2293-8899 ramal 223.


6 de julho – Prorrogado prazo de inscrição para curso de capacitação

O Serviço de Treinamento e Desenvolvimento do HUCFF prorrogou até o dia 6 de julho as inscrições para o VII Curso de Capacitação para nível de Apoio em Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar. As aulas visam qualificar pessoal de apoio, através de atividades teóricas e práticas, para trabalhar como ajudantes de copa e cozinha, orientando quanto aos princípios básicos de nutrição, higiene e conservação dos alimentos.

Os interessados devem comparecer à sala 1D42 de 8h às 15h, com o original e a cópia do CPF, identidade, comprovante de residência e certificado de conclusão do Ensino Fundamental (antigo 1º grau). Funcionários do HUCFF estão isentos da taxa de inscrição. Mais informações pelos telefones 2562-2228 / 2562-2370 / 2562-2371.


7 de julho – V Encontro de Atualização em Pneumologia

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promove no dia 7 de julho o V Encontro de Atualização em Pneumologia Pós-ATS, complementando o Programa de Onco-Pneumologia. O Encontro terá início às 8h no Anfiteatro Professora Alice Rosa, 12º andar do Hospital. Informações e inscrições através dos telefones 2562-2633, com Fátima, e 2562-2197, com Maria Luiza.

 


20 de julho – XXII Congresso Brasileiro de Neurologia

O XXII Congresso Brasileiro de Neurologia, o VI Encontro Luso-brasileiro de Neurologia e o II Congresso da Federação Latino-americana de Neurologia ocorrerão conjuntamente do dia 19 ao 23 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco, Recife. As inscrições podem ser feitas pelos Correios ou na Secretaria do evento até o dia 20 de julho. A partir daí, só serão aceitas inscrições feitas no local do evento.

Informações e divulgações são emitidas apenas via e-mail e, portanto, os interessados podem cadastrar seu endereço no site www.neuro2006.com.br.

 

 


21 de julho – Simpósio sobre Diabetes Mellitus

O Serviço de Nutrologia do HUCFF realiza, no dia 21 de julho, o Simpósio Diabetes Mellitus tipo 1 - da fisiologia ao tratamento. O evento é voltado para profissionais da saúde, residentes, alunos da graduação e da pós, e vai acontecer no Auditório Alice Rosa, no 12º andar. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sala 9E14 da Nutrologia. Mais informações através do telefone 2562-2730.


25 de julho – Simpósio: tópicos em biologia do desenvolvimento

O Instituto de Ciências Biomédicas realiza dia 25 de julho o Simpósio Tópicos em Biologia do Desenvolvimento, coordenado pela professora Silvana Allodi. Como forma de preparação para o Congresso, que vai ocorrer em Búzios, o evento uniu pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e França.

As inscrições serão feitas no dia, no Auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas, bloco F do Instituto no Centro de Ciências da Saúde (CCS).


4 de agosto – Prorrogação de inscrição para o programa Cultura e Pensamento

Cultura e Pensamento é um programa do Ministério da Cultura que visa proporcionar séries públicas de discussões e encontros sobre variados assuntos. A edição deste ano pretende colher da sociedade civil propostas, a serem analisadas, de como enfrentar questões sobre os temas estabelecidos.

As linhas temáticas são Biopolítica e tecnologias – padrões contemporâneos de emancipação, propriedade, poder e controle; Populações e territórios – o global, o nacional e o local no agendamento de identidades e na diversificação da cultura; Estado-nação – esse obscuro objeto do desejo: as desventuras e possibilidades para os Estados nacionais na virada do século; e Lógicas e alternativas para as dinâmicas culturais no centro da economia e sociedade.

Com a prorrogação, os interessados em enviar propostas terão mais tempo para preparação dos projetos e esclarecimento de dúvidas. Mais informações no site www.cultura.gov.br/culturaepensamento.