• Edição 041
  • 22 de junho de 2006

Notícias da Semana

Vila Residencial da UFRJ vive dia de inclusão social na saúde

Geralda Alves

foto no foco

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INDC) da UFRJ realizou, na terça-feira, dia 20, uma ação específica dirigida aos idosos moradores da Vila Residencial da Universidade, localizada atrás do prédio da Reitoria, na Ilha do Fundão. O projeto, coordenado pela professora Maria Auxiliadora Santa Cruz Coelho fez uma avaliação de nutrição e saúde e uma intervenção nutricional dessa população.

— A proposta de atuação do Instituto de Nutrição no Programa de Inclusão Social da Vila Residencial da UFRJ considera a questão alimentar e nutricional um requisito básico para a promoção, proteção e recuperação da saúde, possibilitando a afirmação plena do desenvolvimento de grupos populacionais, com qualidade de vida e cidadania — analisou a coordenadora.

O programa contempla avaliação do estado nutricional através da antropometria (estudo das medidas do corpo humano) e da composição corporal dos idosos com uso da técnica de bioimpedância elétrica (mede a gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade), realização de exames bioquímicos, avaliação do consumo alimentar e orientação nutricional. Com base nas informações serão implementadas orientação nutricional individual e em grupo de acordo com os problemas apresentados. Foram realizadas dinâmicas de grupo para discussão da problemática existente.

De acordo com informações da professora Rita de Cássia Perrelli, do Departamento de Nutrição Social e Aplicada, do INJC, o trabalho é desenvolvido por alunos da graduação como prática curricular. Eles atuam nas perspectivas da segurança alimentar e nutricional e atenção integral à saúde, incentivando a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, além de buscar prover a comunidade de diagnósticos atualizados sobre práticas alimentares.


Fórum de Coordenadores discute Nutrição

Mariana Granja

O I Fórum entre Coordenadores de Pós-graduação em Nutrição denominado A formação de Recursos Humanos em Nutrição, ocorreu nos dias 15 e 16 de junho em Salvador/Bahia, e foi organizado pelas universidades federais do Rio de Janeiro e da Bahia. 

Segundo o professor Gilberto Kac, componente da comissão organizadora do fórum e professor do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), esse é um evento que vai ficar marcado porque a Nutrição precisa se fortalecer e esse é um grande passo. “Os programas quando pensam em formar uma associação, na verdade entram num caminho de consolidação, de ter mais espaço político e mais poder de discussão dentro das agências da Capes”.

— As pessoas precisam saber. Nosso programa está crescendo, e o crescimento determina bolsas, mais verba, entre outras coisas. Buscamos trabalhar no Fórum dentro de três eixos: o primeiro trata sobre as dificuldades para atender critérios da Capes, porque os programas são avaliados e como eles são; o segundo trata das oportunidades e dos caminhos para crescer e o último eixo de discussão da produção e divulgação cientifica na área de nutrição — esclarece o professor.

Quanto ao objetivo do Fórum, segundo o professor Gilberto Kac, foi atingido. “O objetivo foi plenamente alcançado, estávamos com três avaliadores da Capes de igual para igual, que colaboraram muito, ganhamos um espaço de três artigos numa revista para refletir sobre a Carta de Salvador, que é uma síntese, um documento mais político, com nossas propostas. Esse evento vai possibilitar vários desdobramentos, como, por exemplo, nos reunirmos no mínimo uma vez por ano”.

Para finalizar, o professor salientou que o evento motivou muito os profissionais presentes, e enumerou os outros integrantes da comissão organizadora, como as professoras Eliane Fialho, Ana Marlúcia Assis e Sandra Chaves. O Fórum recebeu apoio da Capes e da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2).


Semana de Combate às drogas do INDC

Amanda Wanderley – Agência de Notícias – Praia Vermelha

foto no foco

O Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) através do Centro de Ensino, Pesquisa e Referência de Alcoologia e Adictologia (CEPRAL) e do Serviço Social do INDC promove, durante a Semana Nacional Anti-drogas, uma série de palestras e mesas-redondas, a fim de debater o papel das drogas na sociedade contemporânea com profissionais e estudantes das áreas de Saúde, Educação e Trabalho.

A Semana, uma parceria do INDC com o Instituto de Psicologia (IP) e a Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, terá dois encontros. O primeiro acontece dia 22 de junho com abertura às 8h, no Pavilhão Austregésilo (Auditório do pátio do INDC). O tema principal, Álcool e Mulher, será abordado na primeira mesa redonda do Serviço Social do INDC, a partir das 10h30. Antes da mesa, às 9h30, o professor José Mauro Brás Lima (INDC/Cepral), fará uma palestra sobre “Alcoologia: uma visão sistêmica contemporânea”.

O segundo encontro ocorre no Dia Mundial de Combate às Drogas, 26 de junho, de 9h às 12h30, no auditório do INDC e terá como tema Álcool, Drogas e Violência Urbana: o inevitável desafio da sociedade moderna. O diretor do Instituto, professor José Luiz de Sá Cavalcanti, abrirá os trabalhos. Em seguida, será a vez de A violência urbana e o tráfico de drogas e Violência como problema relacionado ao álcool. Às 10h30, a temática central do dia será abordada em uma mesa redonda coordenada pelo diretor do Instituto de Psicologia, professor Marcos Jardim, cujos componentes serão os professores Marildo Menegat (ESS/UFRJ), Talvane de Moraes (IPUB/UFRJ) e Ângela Abreu (VEPE/TJ/RJ) e a psicóloga Lílian Monteiro (VEPE/TJ/RJ).

Segundo o professor José Mauro, a idéia de aproveitar essa data na Praia Vermelha surgiu com o fato de que foi nesse campus, há mais de vinte anos, onde nasceu a linha de pesquisa acadêmica direcionada a pessoas com problemas de uso e abuso de drogas. A assistente social Leila Lopes, da comissão organizadora do evento disse que os casos mais recorrentes no INDC são de dependentes de álcool, maconha e cocaína. Os pacientes passam por um processo no Instituto que engloba a participação do Serviço Social e do Cepral.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail direção@indc.ufrj.br e os participantes terão direito a certificado.