• Edição 040
  • 14 de junho de 2006

Saúde em Foco

Castanha-de-caju traz protetor solar natural

Folha Online - Uma substância presente no óleo extraído da castanha-de-caju poderá em breve compor protetores solares. Um grupo de pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília) mostrou que um dos componentes do produto é eficaz no bloqueio de raios ultravioleta (UVA e UVB), que causam queimaduras e elevam o risco de câncer.

Os testes pré-clínicos (sem aplicação do composto em pessoas) foram concluídos há pouco, em uma parceria com a Universidade Católica de Brasília e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Após a obtenção de patente internacional, novos testes serão feitos em laboratórios registrados. Se for aprovado, o produto poderá ser usado na indústria farmacêutica e de cosméticos.

A pesquisadora Maria Lucília dos Santos, professora do Instituto de Química da UnB, diz que o laboratório já investiga os componentes da castanha-de-caju há dez anos. Segundo ela, o grupo busca usar matérias-primas nacionais abundantes "para fazer produtos de maior valor agregado".

Alguns dos principais ingredientes dos protetores solares hoje no mercado são derivados do petróleo -como o ácido paraminobenzóico (Paba)- e podem causar alergias.

Os testes realizados em cobaias revelaram que, apesar de o óleo de castanha-de-caju ser cáustico e poder até provocar queimaduras se usado na forma bruta, algumas das novas substâncias sintetizadas pela equipe não apresentaram toxicidade na presença da luz e não causaram irritação cutânea e ocular.

Ao contrário dos derivados do petróleo, a nova substância viria de um fator abundante e renovável. "O Brasil exporta toneladas desse óleo sem processamento, e o produto poderá ter um preço mais acessível", disse a pesquisadora.

O interesse pelo fruto surgiu a partir de estudos publicados sobre o uso de componentes do óleo na indústria farmacêutica. O óleo da castanha de caju já é usado em larga escala nas indústrias de tintas e automotiva."Fábricas na Índia, por exemplo, retiram do caju uma substância análoga do ácido acetilsalicílico, princípio ativo da aspirina", afirma Santos.

Os pesquisadores acreditam que a comercialização do protetor solar com componentes do óleo de castanha-de-caju poderá ajudar a indústria nacional de plantio e processamento do fruto a baratear o custo final de seus derivados para os consumidores.

Folha Online
TecnoCientista Online
12/06/2006

Link Original: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14725.shtml