• Edição 040
  • 14 de junho de 2006

Por uma boa causa

Coluna sofre com sobrecarga de exercícios

Mariana Elia

A prática excessiva e inadequada do exercício físico é responsável pela decorrência de muitos casos de lesões musculares. A coluna vertebral é bastante prejudicada, uma vez que sustenta toda a estrutura corpórea. Formada por cinco regiões, das quais três são móveis. A parte cervical localiza-se mais próxima ao crânio e é seguida respectivamente pela dorsal e lombar. Quando ainda recém-nascido, as vértebras sacras e coccigianas são fundidas para formar os ossos de mesmo nome. A vértebra se articula com a anterior e seguinte através das apófises articulares, ossos que permitem a introdução dos músculos e ligamentos. A estabilidade da coluna provém desses dois elementos, do formato das vértebras e pelos discos intervertebrais.

O prejuízo mais comum nessa região é o estiramento lombar, caracterizado pôr uma lesão muscular. O ortopedista Sérgio Gurgel, do Serviço de Ortopedia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), diz que a região lombar costuma ser mais propensa a lesões após exercício físico por conta de seu maior arco de movimento, além de ser responsável pela sustentação do tronco. “A região dorsal também sofre danos, mas por ser protegida pelas costelas e músculo do trapézio a ocorrência é menos freqüente”, explica.

As lesões de disco, como a hérnia, também são freqüentes. O disco intervertebral, ou cervical, funciona como amortecedor entre as vértebras e é formado pelos núcleo polposo e anel fibroso. Essas duas estruturas são constituídas de colágeno, água e macromoléculas. Com a repetição de movimentos que exigem amortecimento demasiado, a taxa de água diminui, causando pequenas “ranhuras” no anel. Quando essa lesão se estende por todo o raio do disco, o núcleo polposo transborda para o exterior, formando uma espécie de alongamento do disco. Essa é a chamada hérnia de disco, que causa uma redução do potencial de amortecimento.

Sérgio Gurgel explica que qualquer esporte de contato pode causar lesões na coluna. “Lutas ou esportes de muito contato, como o futebol, exigem normalmente movimentos bruscos, lesionando os músculos da região”. O ortopedista diz ainda que exercícios que requerem levantamento de peso também são responsáveis por lesões e fraturas na área lombar e cervical.

O principal sintoma é a dor persistente e aguda. Sérgio alerta que sintomas como dormência e formigamento são comuns quando há invasão do canal vertebral, geralmente por fragmento ósseo (causada pôr quebra abrupta, uma espécie de “explosão” óssea, que divide o osso em pequenas partes) ou hérnia de disco. Caso o fragmento comprima o sistema nervoso é necessário retirá-lo através de cirurgia. Da mesma forma, deve-se fazê-lo em caso de fratura instável, situação na qual também são precisos meios cirúrgicos para recuperar a região. Em relação à hérnia o tratamento varia de acordo com o quadro clínico. Não havendo implicações mais graves na região, a retirada não é necessária.

A prática de exercício físico pode, pôr outro lado, evitar lesões, “uma vez que desenvolve um bom trofismo da musculatura que protege a coluna”, explica Sérgio Gurgel. Alongamento e abdominal são exercícios úteis, se feitos de maneira apropriada, pois aquecem e fortalecem os músculos do tronco, trazendo maior rigidez e flexibilidade. Esse é o melhor tratamento e prevenção, mas é importante lembrar a importância da interrupção do exercício quando da percepção da dor e ao longo da recuperação.

Anteriores