• Edição 038
  • 1° de junho de 2006

Cidade Universitária

Formatura da 1ª turma do curso de jardinagem do Projeto Florescer

Taisa Gamboa

A primeira turma do curso de Jardinagem do Projeto Florescer se formou na última terça-feira, (30/05), em cerimônia do auditório da Coppe, e contou com representantes do Cenpes/Petrobrás, da Prefeitura da UFRJ, da Faculdade de Letras, do Nesc, do Instituto de Biologia, da Escola de Belas Artes, unidades colaboradoras do projeto. A assessora de Desenvolvimento Social da Coppe, Íris Mara Guardatti, abriu o evento comentando sobre a origem do projeto. Segundo ela, a unidade vinha tentando iniciar programas semelhantes, mas apenas a união com outros institutos da universidade é que permitiu a implantação da iniciativa.

Em sua primeira edição, o Projeto Florescer contou com a participação de 16 jovens dependentes de servidores ativos e aposentados da UFRJ, bem como de trabalhadores terceirizados que prestam serviços à universidade e moradores da Vila Residencial do Campus do Fundão.

A preocupação com a redução dos problemas sociais foi o que motivou Beatriz Emilião Araújo, diretora do Horto da UFRJ, a fomentar o Florescer. A partir de um projeto final do curso de Ciências Ambientais do NADC, ela montou um projeto que oferecesse técnicas de jardinagem, e áreas afins, como a Oficina de Arranjos Florais. A colaboração com outras unidades da universidade, permitiu a anexação de aulas de reciclagem, literatura e informática.

Já que a maioria dos estudantes provém de áreas pobres da cidade do Rio, como do Complexo da Maré, a coordenação do projeto também conseguiu, junto aos seus parceiros, auxílio transporte, lanche e uma bolsa mensal de R$ 80. Tudo para garantir a assiduidade dos alunos no curso.

Como a inserção social através do trabalho era um dos objetivos principais do curso, os alunos receberam capacitação técnica de alta qualidade para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho. Cinco deles foram, inclusive, contratados pela empresa que faz o Paisagismo do Campus do fundão.

A segunda turma do Projeto Florescer iniciará as aulas no dia 1º de agosto com a garantia de ampliação da oferta de bolsas, auxílio transporte e lanche. Beatriz Araújo afirmou que mais palestras serão oferecidas, agregando outras unidades da UFRJ ao projeto e oferecendo mais vagas de estágio para alunos da graduação.